Ação Comunitária reúne milhares de pessoas em São Bernardo

0

A população de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi a contemplada para a última edição da Ação Comunitária, movimento organizado por várias entidades islâmicas.

Foram quatro edições, uma em cada domingo do mês de Ramadan. As anteriores aconteceram nos bairros Grajaú e Cidade Tiradentes, ambas na cidade de São Paulo, e na cidade de Guarulhos e reuniram cerca de 75 mil pessoas.

islambr 00 00000 6Segundo os organizadores, a atividade em São Bernardo foi a maior de todas. Apesar do frio repentino e da garoa, milhares de pessoas foram ao antigo Clube da Ford, no Bairro Alvarenga, um dos mais populosos da cidade. A principal diferença em relação às demais edições, foi o apoio e participação da Prefeitura de São Bernardo, que incluiu o evento na agenda oficial de comemorações dos 457 anos da cidade.

Parceria com a prefeitura

O prefeito da cidade, Luiz Marinho, participou do evento e declarou que é uma ação importante entre o poder público e a comunidade islâmica, que além de beneficiar os moradores da cidade, contribui para informar a população sobre a cultura, a religião, e o trabalho desenvolvido pelos muçulmanos. “Esse evento e o trabalho de conscientização são importantes para corrigir a desinformação que chega a população. São Bernardo, como o País, é formada por muitas culturas e religiões que vivem em harmonia, e o islamismo é uma delas”. Ainda segundo o prefeito, “esta ação é importante para que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer e ter contato com a cultura Islâmica, solidariedade e generosidade unidos em um só espaço. A prefeitura está sempre trabalhando para uma cidade melhor e este é mais um serviço aos munícipes, que incrementa as políticas publicas feitas em São Bernardo, com educação, saúde, esporte e cultura”.

Luiz Marinho visitou todos os stands com opções de atividades que atenderam crianças, jovens e adultos. Transitou pelo espaço troca livros, cumprimentou as equipes das diversas secretarias que prestavam atendimento à população e conversou com jovens que apresentavam temas relacionado à cultura islâmica. Dentro do espaço destinado a saúde aproveitou para checar a glicemia no sangue, que estava normal.

Plantio de árvore

Acompanhado por representantes da União Nacional das Entidades Islâmicas, o prefeito plantou um cedro no centro da praça do clube, árvore símbolo nacional do Líbano, principal origem das famílias muçulmanas de São Bernardo.

Números impressionantes

Além do grande público, o evento contou com números que impressionam: foram 40 stands montados pela União das Entidades Islâmicas e 26 pela Prefeitura. Para atender tanta gente, 250 voluntários atuaram durante todo o dia. Foram oferecidos serviços de saúde (prevenção ao câncer de mama, diabetes, hipertensão, colesterol, hepatite C, exame de visão, apoio odontológico e orientação psicológica), estética, corte de cabelo, advogados, orientação previdenciária, pintura de rosto, escultura de bexigas, algodão doce, pipoca e um parque de brinquedos infláveis.

Dois stands tiveram destaque muito especial: voluntários do CDIAL e de outras entidades apresentaram o Islam à população e distribuíram livros e folhetos. Para o senhor Antônio Silveira, 42 anos, as explicações foram surpreendentes: “eu sempre achei que só os árabes poderiam ser desta religião. Aqui, eu vi brasileiros e até gente de outros países que são muçulmanos. Mais um motivo para eu me aprofundar sobre o assunto, já que eu sempre respeitei e tive curiosidade sobre o islamismo”.

Criançada fez a festa

Brinquedos gigantes, carro e barco da Guarda Civil Municipal, brincadeiras populares, como pula-corda e futebol de botão, circuito de bicicleta e atividades com monitores da Secretaria de Educação: não faltou alternativa para a meninada!

A dona-de-casa Iris Trindade Nakamura aproveitou a oportunidade para levar os dois filhos, Cecília, de nove anos e David de quatro anos, para conhecer a cultura e conhecer as atividades. “Acho importante trazer meus filhos para conhecer outra cultura e aprender a doar-se aos outros, como vemos acontecer aqui. Este contato é muito importante para a formação social das crianças”, disse. Já a filha, afirmou que não queria perder nenhum momento para brincar. “O pula-pula está aprovado, agora vou aproveitar os outros brinquedos”, garantiu Cecília.

Outro espaço que chamou muita atenção da garotada foi o stand do Departamento de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde.

Ali, cobras, ratos, aranhas e morcegos chamavam a atenção dos pequenos, o que possibilitou a intervenção pedagógica dos membros da Secretaria na orientação de todos. 

Já a Secretaria de Transportes organizou um circuito de bicicletas, onde as noções básicas sobre trânsito foram apresentadas.

Um momento muito especial

Filas para atendimento, crianças correndo de um lado para o outro, sirene da viatura da GCM disparada pela meninada. O clima era de uma grande festa. De repente, as centenas de pessoas que se concentravam no ginásio do Clube da Ford, pararam e se concentraram em uma direção: era o sheikh fazendo o athan, o chamado à oração. A surpresa dos presentes era visível e muitas pessoas emocionaram-se. Logo depois, os muçulmanos seguiram para um outro espaço, devidamente preparado para que as orações fossem realizadas.

Vale destacar que, mesmo em jejum, os voluntários muçulmanos mantiveram firmes a atenção aos participantes e os sorrisos sempre estampados em suas faces.

A intenção dos organizadores é realizar a próxima Ação Comunitária no Ramadan do ano que vem, mas desta vez em praça pública.

Sair da versão mobile