A população de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi a contemplada para a última edição da Ação Comunitária, movimento organizado por várias entidades islâmicas.
Foram quatro edições, uma em cada domingo do mês de Ramadan. As anteriores aconteceram nos bairros Grajaú e Cidade Tiradentes, ambas na cidade de São Paulo, e na cidade de Guarulhos e reuniram cerca de 75 mil pessoas.
Parceria com a prefeitura
O prefeito da cidade, Luiz Marinho, participou do evento e declarou que é uma ação importante entre o poder público e a comunidade islâmica, que além de beneficiar os moradores da cidade, contribui para informar a população sobre a cultura, a religião, e o trabalho desenvolvido pelos muçulmanos. “Esse evento e o trabalho de conscientização são importantes para corrigir a desinformação que chega a população. São Bernardo, como o País, é formada por muitas culturas e religiões que vivem em harmonia, e o islamismo é uma delas”. Ainda segundo o prefeito, “esta ação é importante para que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer e ter contato com a cultura Islâmica, solidariedade e generosidade unidos em um só espaço. A prefeitura está sempre trabalhando para uma cidade melhor e este é mais um serviço aos munícipes, que incrementa as políticas publicas feitas em São Bernardo, com educação, saúde, esporte e cultura”.
Plantio de árvore
Acompanhado por representantes da União Nacional das Entidades Islâmicas, o prefeito plantou um cedro no centro da praça do clube, árvore símbolo nacional do Líbano, principal origem das famílias muçulmanas de São Bernardo.
Números impressionantes
Dois stands tiveram destaque muito especial: voluntários do CDIAL e de outras entidades apresentaram o Islam à população e distribuíram livros e folhetos. Para o senhor Antônio Silveira, 42 anos, as explicações foram surpreendentes: “eu sempre achei que só os árabes poderiam ser desta religião. Aqui, eu vi brasileiros e até gente de outros países que são muçulmanos. Mais um motivo para eu me aprofundar sobre o assunto, já que eu sempre respeitei e tive curiosidade sobre o islamismo”.
Criançada fez a festa
Brinquedos gigantes, carro e barco da Guarda Civil Municipal, brincadeiras populares, como pula-corda e futebol de botão, circuito de bicicleta e atividades com monitores da Secretaria de Educação: não faltou alternativa para a meninada!
Ali, cobras, ratos, aranhas e morcegos chamavam a atenção dos pequenos, o que possibilitou a intervenção pedagógica dos membros da Secretaria na orientação de todos.
Já a Secretaria de Transportes organizou um circuito de bicicletas, onde as noções básicas sobre trânsito foram apresentadas.
Um momento muito especial
Vale destacar que, mesmo em jejum, os voluntários muçulmanos mantiveram firmes a atenção aos participantes e os sorrisos sempre estampados em suas faces.
A intenção dos organizadores é realizar a próxima Ação Comunitária no Ramadan do ano que vem, mas desta vez em praça pública.