cdial.org .br hajj saifi01
ao centro Hajj Ahmad Ali Saifi, fundador do CDIAL.

A história no Brasil do Sr. Ahmad Ali Saifi iniciou-se em 1965, na cidade de São Paulo – SP, onde, junto com amigos, foi um dos idealizadores e fundadores do Movimento de Jovens Muçulmanos.

Após mais de uma década de dedicação e trabalho, em 1977, o Sr. Saifi assumiu a direção da Entidade Islâmica – Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo – Mesquita Brasil-SP e, em 1978, com o apoio do Movimento de Jovens Muçulmanos, a Sociedade Abu Bakr Al Sidik foi fundada, com o intuito de representar e envolver a comunidade islâmica crescente no Brasil e América Latina, além de divulgar a religião por meio de atividades sociais, acampamentos, aulas e seminários internacionais que contavam com a participação de membros de todo o continente, oferecendo a essas comunidades livros, panfletos e materiais de divulgação nos idiomas português, espanhol e árabe.

O CDIAL

O Centro de Divulgação do Islam para a América Latina é uma fundação beneficente independente, cultural e social islâmica que atua na divulgação do conhecimento islâmico, em defesa dos interesses dos muçulmanos e da sociedade brasileira como um todo.

Também trabalha na manutenção da imagem do Islam para os não muçulmanos rebatendo muitas das falsas acusações feitas por certos setores da mídia. Atua também na divulgação e ensino dos preceitos islâmicos, tendo como base as duas fontes sagradas do Islam: a mensagem abrangente do Alcorão Sagrado, e a tradição autentica do Profeta Muhammad ﷺ (que a Paz e as Bênçãos de Deus estejam sobre ele).

O CDIAL é considerado um exemplo evidente dos esforços contínuos de divulgação do Islam no Brasil e na América Latina, tem um papel fundamental na edificação de pontes de diálogo, que promovem a compreensão, cooperação e respeito entre os povos, com o intuito de alcançar a paz e o bem comum.

Este é um princípio islâmico recomendado no Livro Sagrado o Alcorão que nos diz: {Ó humanos! Por certo, Nós vos criamos de um varão e de uma varoa, e vos fizemos em povos e tribos, para que reconheceis uns aos outros. Por certo, o mais honrado, dentre vós, diante de Deus, é o mais piedoso.}. (49: 13)

O CDIAL adota um padrão moderno de comunicação, voltado para a cooperação social, na promoção da paz, solidariedade, tolerância, buscando sempre um diálogo construtivo com todos os setores que integram a sociedade brasileira e latino-americana, tendo como princípio o Alcorão e a Sunnah (prática) do profeta Muhammad ﷺ (que a Paz e as Bênçãos de Deus estejam sobre ele), que nos orienta para um diálogo, moderado, com sabedoria e respeitando os valores e princípios comuns a todos os seres humanos, sejam eles religiosos, políticos ou culturais.

A comunidade muçulmana no Brasil e na América Latina é formada por um mosaico enriquecedor de raças, etnias e culturas, respeitando essa diversidade o CDIAL promove e enaltece os valores e princípios encontrados na mensagem eterna do Alcorão Sagrado, que nos conduz ao um diálogo com base em termos de uma conduta humanista, para alcançarmos e propagarmos a misericórdia (21:107), a justiça (16:90), a paz (8:61), a dignidade humana e direito a vida (5:32), boa maneira (16:125) liberdade (2:256) e igualdade para todos (49:13).

Desta forma o CDIAL percorre os caminhos da beneficência trabalhando de maneira objetiva e coerente com os ensinamentos e princípios islâmicos, tentando alcançar o tempo perdido por gerações anteriores que nos antecederam nessas terras.

Por isso, o Centro tem se comprometido em completar as lacunas, onde elas possam existir, na comunidade islâmica neste enorme continente com o objetivo de dar apoio, cultural, social, político e econômico às comunidades islâmicas esclarecendo os princípios dessa religião maravilhosa, para que o cidadão muçulmano sejam um componente ativo neste país e um exemplo de conduta islâmica para todos.

O CDIAL também se concentra no ensino da língua árabe, a língua do Alcorão, para que ele seja divulgado na comunidade muçulmana e para aqueles que desejam aprendê-la.

Também se dedica à memorização do Alcorão Sagrado para que ele se mantenha vivo nas comunidades. Além disso, buscando a melhor compreensão da cultura islâmica, o CDIAL promove anualmente discussões, simpósios, cursos e encontros internacionais para divulgar a cultura e os princípios da fé islâmica.

Também já traduziu um enorme número de livros islâmicos, produz panfletos, jornais, revistas, materiais em áudio e vídeo e os distribuiu de forma gratuita como uma maneira de aproximar a sociedade brasileira e latino-americana da religião islâmica através de uma fonte segura e sem preconceitos.

Outro objetivo da entidade é o incentivo às construções de mesquitas para que, dessa maneira, a divulgação do Islam continue, pois, a mesquita é um local de congregação onde os muçulmanos se organizam e se conscientizam em cumprir com aquilo que Deus determinou.

Chamar as pessoas para a religião de Deus, esclarecer as bases e os preceitos do Islam e defendê-los de qualquer um que venha difamá-lo, tendo sempre como o foco do trabalho agradar à Deus e divulgar a Sua Palavra (o Alcorão), sempre com moderação e com base na boa conduta e com bons modos; levando a todos os ensinamentos e o exemplo do Profeta Muhammad ﷺ (que a Paz e as Bênçãos de Deus estejam sobre ele) mostrando ao mundo a beleza do Islam, esses são os objetivos do CDIAL. 

OBJETIVOS

O CDIAL tem se dedicado serviço dos muçulmanos e do Islam no Brasil e na América Latina. Os principais objetivos do CDIAL são:

– Estabelecer e apoiar as mesquitas para servirem a comunidade muçulmana.

– Fornecer orientação religiosa para os muçulmanos, divulgando a religião islâmica, seus ensinamentos, valores, cultura e filosofia com moderação e seguindo os princípios do Alcorão e da Sunnah do Profeta Muhammad .

– Fortalecer os laços fraternos entre os muçulmanos neste continente.

– Estabelecer uma relação fraterna com diálogos entre muçulmanos e não-muçulmanos com base na tolerância e no respeito.

– Fornecer orientação e assistência religiosa necessárias aos novos muçulmanos que chegam a comunidade.

– Divulgar e promover os ensinamentos e a compreensão do Islam através de festividades religiosas, palestras, simpósios, seminários e congressos nacionais e internacionais.

– Contribuir com o desenvolvimento e bem-estar social por meio de projetos humanitários e ações sociais, sem nenhuma distinção de crença, cor ou raça,

– Estabelecer e manter os estudos do Alcorão e uma Biblioteca Islâmica.

– Impressão e distribuição de livros com temáticas islâmicas de forma gratuita.

– Organizar e oferecer ritos religiosos para os muçulmanos falecidos.

Artigo anteriorConheça o Centro de Divulgação do Islam para América Latina
Próximo artigoNossas Atividades