18 DEZEMBRO – Dia Mundial da Língua Árabe

20
0
“Assim Nós (Allah) to revelamos, um Alcorão em língua árabe.” [Alcorão 20:113]

Hoje celebramos a riqueza e a beleza da Língua Árabe, um tesouro que une milhões de pessoas ao redor do mundo. Uma língua que transcende fronteiras, conectando culturas e contando histórias milenares.

Neste Dia Mundial da Língua Árabe, queremos reconhecer a importância dessa língua fascinante, que desempenha um papel vital na preservação da herança cultural e na promoção da diversidade linguística.

A língua árabe é um símbolo de identidade: é a língua oficial em 27 países, falada por mais de 600 milhões de pessoas, é também a língua litúrgica de cerca de 2 bilhões de muçulmanos em todo o mundo.
O árabe é o quinto idioma do mundo, com mais de 600 milhões de falantes (nativos e não-nativos), é uma das línguas mais faladas do mundo. É o idioma oficial de 27 países, no Médio Oriente, Sudoeste Asiático e norte da África e falada em mais de 58 países.
O Dia Mundial da Língua Árabe é comemorado todos os anos em 18 de dezembro desde 2012. A data coincide com o dia em 1973, no qual a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou o árabe como a sexta língua oficial da Organização.
Na diversidade de suas formas, clássicas ou dialetais, da expressão oral à caligrafia poética, a língua árabe deu origem a uma estética fascinante, em campos tão variados como a arquitetura, a poesia, a filosofia. Dá acesso a uma incrível variedade de identidades e crenças e sua história revela a riqueza de seus vínculos com outras línguas.
O árabe desempenhou um papel catalisador no conhecimento, promovendo a disseminação das ciências e filosofias gregas e romanas na Europa renascentista. Permitiu um diálogo de culturas ao longo das estradas da seda, da costa da Índia ao Chifre da África.
Ela teve uma grande influência sobre as línguas espalhadas por todo o mundo, com a maioria dos países no mundo a usar oficialmente o sistema numérico árabe. A língua árabe é uma importante fonte de vocabulário para muitos idiomas europeus (português, espanhol, inglês, Francês) e não europeus.
O Dia Mundial da Língua Árabe é uma oportunidade de celebrar as grandes contribuições para a civilização humana, principalmente por meio de suas artes, arquitetura, caligrafia e literatura, todas manifestações singulares.
Essa língua também tem sido um duto, que canaliza o conhecimento nas áreas de ciência, medicina, astronomia, matemática, filosofia e história.
“Revelamo-lo como um Alcorão árabe, para que raciocineis.” [Alcorão 12:2]
Artigo anteriorNota de Pesar
Próximo artigo189 Anos do Levante dos Malês