Foi realizado em São Paulo nos dias 15,16 e 17 de setembro de 2017; o 30º CONGRESSO INTERNACIONAL PARA OS MUÇULMANOS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE, sob o tema: “A Identidade Islâmica da Família Muçulmana na América Latina e Caribe e os Meios Para Sua Preservação”.

A abertura oficial do evento aconteceu no dia 15, e contou com a do Sheikh Dr. Abdul Rahman al Ghannam vice-ministro dos Assuntos Islâmicos no Reino da Arábia Saudita, Dr. Mahmoud Habbash ministro para Assuntos Religiosos da Palestina, professores, líderes religiosos de diversas crenças, políticos, corpo diplomático dos países árabes muçulmanos, representantes das associações e comunidades muçulmanas do Brasil e do exterior, líderes de movimentos sociais e também da comunidade muçulmana local, estiveram também presentes doutores, sábios e sheikhs do mundo árabe islâmico. O congresso contou com a presença de uma comitiva enviada pelo Ministério de Assuntos Religiosos da Arábia Saudita.

01

A cerimônia teve seu início com a leitura do Alcorão Sagrado, e prosseguiu com discursos proferidos pelos convidados dentre eles o Deputado Federal por São Paulo Antonio Goulart dos Reis (PSD), que disse ser solidário ao povo muçulmano em todo o mundo, e destacou a importância da tolerância religiosa e do respeito mútuo entre os povos, ressaltou a sua profunda admiração pelo Islam, e “agradeceu a todos e deu as boas vindas aos congressistas desejando-lhes sucesso e êxito no Congresso, como também agradeceu ao CDIAL por sua iniciativa e dedicação na escolha do Brasil como país anfitrião para este congresso”. O Bispo Carlos Lema Garcia, que falou da importância de um evento desta magnitude no Brasil e falou que cristão e muçulmanos estão irmanados na adoração de Deus.

IMG 0291

O presidente do CDIAL sr. Al Hajj Ahmad Ali Saifi, encerrou os trabalhos da abertura com um discurso onde falou sobre a importância deste congresso para a comunidade muçulmana como um todo, agradeceu a todos os participantes e palestrantes, que vieram de todas as partes do mundo para enriquecer ainda mais o congresso, fez também um agradecimento ao Governo Federal Brasileiro e ressaltou que o Islam é uma religião de paz, harmonia, amor, respeito mútuo e que os muçulmanos em todo o mundo estão irmanados para fortalecer a paz mundial.

IMG 0361

Ao longo do congresso em suas falas os palestrantes abordaram a importância das comunidades islâmicas espalhadas no continente Latino Americano e no Mar do Caribe desenvolverem métodos os quais possam ser utilizados para a preservação da identidade religiosa e cultural dos muçulmanos, e criar meios para esclarecer a sociedade latino americana contra a campanha islamofóbica quem vem se espelhando através das redes sócias e veículos de comunicação com a intenção de denegrir a imagem do Islam e dos muçulmanos e desassociar o Islam que é uma religião de Paz dos atos de terrorismo.

17

Em cada palestra foram debatidos cinco tópicos onde os participantes puderam interagir com os palestrantes sobre os diversos aspectos da realidade vivida pelas comunidades muçulmana em seus respectivos países, ao final do congresso palestrantes e participantes fizeram as suas considerações finais, agradeceram o CDIAL pela realização deste congresso que ao longo destes 30 anos tem tido um papel fundamental na ampliação dos debates relacionados à comunidade muçulmana na América do Sul, trazendo grandes pensadores do mundo Islâmico para auxiliar a comunidade do continente na busca por soluções para os diversos problemas enfrentados pelos muçulmanos ao longo destes anos.

IMG 20170915 211644735

Fizeram também um agradecimento especial ao sr. Ahmad Ali Saifi presidente do CDIAL, pelo seu incansável esforço em propagar a religião do Islam e por seu apoio na realização do 30º Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina e Mar do Caribe.

O presidente do congresso 30º Congresso Internacional sr. Hajj Ahmad Ali Safi juntamente com a mesa diretora agradeceu ao Ministério de Assuntos Religiosos da Arábia Saudita representada pelo Sheikh Dr. Abdul Rahman al Ghannam e ao guardião das duas mesquitas sagradas o rei Salman bin Abdelaziz al-Saud.

IMG 20170915 203703588

Mensagem do 30º Congresso Internacional
Para os Muçulmanos da América Latina e Mar do Caribe


Caros Irmãos, Senhoras e Senhores,

Assalamu alaikum warahmatullahi wabarakatuh

“Louvado seja Deus o Senhor do Universo, que a Paz e a Benção de Deus estejam sobre o último dos profetas e mensageiros bem como seus familiares e seguidores”

Sejam muito bem-vindos ao nosso congresso, sejam bem-vindos ao Brasil, o país da paz, da liberdade e da coexistência pacífica entre as comunidades.

No Brasil e na América Latina, mora uma minoria da nossa comunidade muçulmana que representa um pouco mais do que 1% do conjunto de suas populações. Essa minoria convive em plena e total harmonia com o restante da sociedade.

Somos cidadãos brasileiros com seus direitos, garantidos por lei e pela Constituição, mas igualmente temos deveres e obrigações e participamos ativamente cumprindo nosso papel no crescimento e no desenvolvimento do nosso país, da sua sociedade e de sua civilização agregando, somando e colaborando de maneira efetiva nos mais diversos aspectos de sua vida cotidiana, o que representa para nós motivo de extremo orgulho e satisfação. Sobretudo, que essa participação acontece em perfeita harmonia com as outras comunidades que constituem a sociedade brasileira.

Os Centros Islâmicos, as associações, congregações muçulmanas e as Mesquitas representam nosso refúgio espiritual, nosso local de encontro, de confraternização, mas sobretudo da formação e da consolidação dos nossos costumes, ética e tradições sociais e religiosas que constituem nossos alicerces e nossas bases para cumprir um importante papel social de ajuda aos mais pobres e necessitados sem distinção de cor, religião ou raça.

Estendemos nossas mãos para todos no intuito de diminuirmos seus sofrimentos e dores, sejam eles os enfermos, os doentes, os pobres ou os portadores de necessidades especiais, porque o Islam preconiza a justiça, a solidariedade e por que ele nos ensina que todos nós somos irmãos e seres humanos feitos para ajudar uns aos outros. Pois o Islam é a religião do BEM para toda a humanidade. Deus, o Altíssimo nos diz para nos aproximar de Dele através da sabedoria e da ação generosa. Devemos tratar bem as pessoas praticando a bondade e a generosidade.

O Centro de Divulgação do Islam Para América Latina agradece suas valiosas contribuições para sua 30ª Conferência, em cooperação com o Ministério dos Assuntos Islâmicos, Da’wah e Orientação no Reino da Arábia Saudita sob o tema “A Identidade Islâmica da Família Muçulmana na América Latina e Caribe e os Meios Para Sua Preservação”.

Uma vez que a família constitui o principal núcleo e o pilar mais importante na implementação dos valores da religião, da moral e dos princípios éticos na consciência dos indivíduos desde o nascimento, o oásis onde as crianças surgem e recebem as primeiras e mais importantes referências de valores, religião e fé, é de suma importância fortalecer a família contra todos os perigos representados pelos desvios intelectuais, morais, sociais e educacionais e canalizar o potencial de cuidados e proteção efetivos e levá-la para uma zona de segurança e fornecer todos os elementos de força e firmeza diante das tendências recentes, cujos costumes, tradições e valores são muitas vezes contraditórios e incompatíveis com a fé, costumes, e valores da religião islâmica.

Também é necessário fortalecer os jovens e evitar que eles caiam nas armadilhas dos apelos radicais, de terroristas e promotores de sedição e combater os gritos de hostilidade aos muçulmanos, que às vezes se levantam aqui e ali e as atitudes contra à dignidade da religião e da comunidade muçulmana.

Esperamos que suas contribuições e experiências enriquecerão a coesão das famílias islâmicas e proporcionem-lhes determinação, motivação e firmeza que demonstram que seus pilares se mantenham fortes e firmemente estabelecidos em sua missão, culturas, costumes, valores e crenças e imunizar seus membros dos perigos da decadência moral e da corrupção ideológica ou cair na armadilha dos defensores do terrorismo mascarados e ser paciente e digno diante do ódio promovido pelas partes odiosas e abordá-las com sabedoria e lidar com os outros generosamente para criar uma boa impressão dos muçulmanos no coração das pessoas.

Por último, o Centro de divulgação do Islam para América Latina agradece imensamente ao Reino da Arábia Saudita, através de seu governo e sua população, em especial ao Ministério dos Assuntos Religiosos do Reino pela sua preciosa colaboração na realização desse Congresso.

Agradecemos, igualmente, a República Federativa do Brasil que acolheu prontamente nosso Congresso nas edições anteriores e na de hoje e que homenageia, apoia e hospeda gentilmente nossa comunidade em todas nossas comemorações.

Desejamos a todos uma excelente estadia no Brasil e pleno e total sucesso na abordagem do tema do nosso Congresso, com a graça de Deus e sua misericórdia.

“Ó humanos! Por certo, Nós vos criamos de um varão e de uma varoa, e vos fizemos como nações e tribos, para que vos conheçais uns aos outros. Por certo, o mais honrado de vós, perante Allah é o mais piedoso. Por certo, Allah é Onisciente, Conhecedor.” [Alcorão 49:13]

Ahmad Ali Saifi
Presidente do Centro de Divulgação do Islam Para América Latina e Mar do Caribe

05

Trabalhos do 30º Congresso Internacional
Para os Muçulmanos da América Latina e Mar do Caribe


Introdução

Louvado seja Allah, que nos iluminou, nos guiou e nos capacitou no Centro de Divulgação do Islam para a América Latina e o Caribe para realizar conferências internacionais anuais, e nos abençoou na sua abordagem e realização, nos transformando em uma ponte para a comunicação permanente e em um instrumento de cooperação benéfica para as comunidades islâmicas neste remoto e distante continente, com o auxílio valioso dos polos de intelectuais no mundo muçulmano e entre as bandeiras de pregadores e estudiosos, para trocar pontos de vista e discutir alternativas, saídas e soluções para os diversos problemas, através de uma cooperação construtiva e apropriada, uma visão clara e uma compreensão profunda.

Dessa vez, através de uma estreita cooperação e total coordenação com o Ministério de Assuntos Religiosos da estimada Arábia Saudita, foi escolhido o relevante tema que foi objeto de estudo e discussão na nossa conferência, a vigésima nona, realizada na cidade de São Paulo, Brasil nos dias 15,16,17 de setembro 2017, e que abordou a questão crítica da nossa realidade atual, objeto de diversas pesquisas, deliberações e estudos: “A Identidade Islâmica da Família Muçulmana na América Latina e Caribe e os Meios Para Sua Preservação”, louvamos a Allah o Todo-Poderoso pelo êxito e sucesso desta conferência, o bem e o benefício dos intelectuais islâmicos e pensadores que trouxeram à tona suas ideias, contribuições e estudos, mas igualmente felicidade para os participantes desse importante evento que contribui para o benefício do Islam e dos muçulmanos ao redor do mundo.

Ao realizar o 30º Congresso Internacional para os Muçulmanos da América Latina e Mar do Caribe, o CDIAL – Centro de Divulgação do Islam Para América Latina e Caribe almeja alcançar o seu objetivo que é o de ampliar o debate, conscientizar e esclarecer através de estudos que serão apresentados pelos palestrantes deste Congresso.


TÓPICOS DO CONGRESSO:

1- Pauta: A Identidade Islâmica da Família Muçulmana e os Meios Para Sua Conservação na América Latina e Caribe

Assuntos da Pauta:

1 – O conceito da identidade islâmica e sua importância.
2 – O conceito de família no Islam e a visão oposta.
3 – As regras da jurisprudência islâmica.

2- Pauta: O fruto da conservação da identidade islâmica para com a família muçulmana

Assuntos da Pauta:

1 – A relação entre a família muçulmana e a sociedade.
2 – Os meios de conservação da identidade islâmica para com a família muçulmana.
3 – Exemplos de sucesso da experiência na conservação da identidade islâmica para com a família muçulmana.

3- Pauta: O papel daS mesquitas para com a conservação da identidade muçulmana

Assuntos da Pauta:

1 – A posição da mesquita no Islam.
2 – Os frutos dos rituais para a conservação da identidade muçulmana na família islâmica.
3 – O estudo e seus frutos para a conservação da identidade muçulmana na família islâmica.
4 – Pauta: O papel das instituições islâmicas, escolas e meios de comunicação para a conservação da identidade ISLÂMICA

Assuntos da Pauta:

1 – O papel das instituições islâmicas na conservação da identidade islâmicas e a família muçulmana.
2 – O papel das escolas islâmicas na conservação da identidade islâmica na família muçulmana.
3 – O papel dos meios de comunicação islâmicos para a conservação da identidade da família muçulmana.


AS ATIVIDADES QUE ACOMPANHAM O 30º CONGRESSO INTERNACIONAL DOS MUÇULMANOS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE

1 – Formar uma assembleia de análise de como efetivar o papel da mesquita para a conservação da família muçulmana.

2 – Curso de jurisprudência básica somente para mulheres sobre como efetivar o papel da mulher na educação dos filhos.

Os objetivos do Congresso:

1 – Assegurar a comunicação entre as instituições e os centros islâmicos no continente latino americano e mar do Caribe.

2 – Assegurar o direito da família muçulmana em conservar a identidade islâmica.

3 – Consolidar o papel das mesquitas, das escolas e das instituições islâmicas para assegurar a identidade Islâmica.

4 – Apresentar conclusões de efeitos positivos para a comunidade islâmica no continente latino americano e nos países do mar do Caribe.

Comitê Responsável pelo Congresso:

Dr. Ibrahim Bin Abdualaziz Alzeid (Presidente do Comitê)
Professor Dr. Nasser Bin Ibrahim Aaltuaim (Organizador Geral do Congresso)
Professor Abdu Almajid Alumari (Membro do Comitê)
Professor Abdu Alaziz Alfaleh (Membro do Comitê)
Professor Abdu Alaziz Alsaleh (Conselheiro do Comitê)

Comitê Científico:
Professor Dr. Nasser Bin Ibrahim Aaltuaim
Professor Dr. Hamad Bin Hassam Altuaijiri
Professor Dr. Abdo Almajid Alumari

No final, os congressistas decidiram formar um grupo de voluntários para realizar e acompanhar as recomendações do Congresso e acompanhar os seus relatórios e os seus programas para as próximas reuniões, e já preparar a organização e os trabalhos para o próximo Congresso.

O presidente do Congresso e a mesa diretora agradecem a todos aqueles que contribuíram para o sucesso deste Congresso e felicitamos o Reino da Arábia Saudita, através do seu Rei, o governo, o povo e as Instituições pelo trabalho prestado em prol do Islam e dos muçulmanos, e os demais governos Islâmicos que participaram através de suas missões diplomáticas no Congresso, e agradecemos a todos os convidados e participantes, coordenadores e colaboradores, e se não fosse pela permissão de Allah o Todo-Poderoso, e em seguida os seus esforços não conseguíramos estar reunidos neste abençoado lugar.


 

Artigo anteriorRohingyas: o povo muçulmano que o mundo esqueceu
Próximo artigoCDIAL HALAL estuda ampliação de produtos Halal Para o Egito