31° Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina & Caribe

947
0
vice-Ministro dos Assuntos Islâmicos do Reino da Arábia Saudita Excelentíssimo Dr. Tawfiq bin Abdulaziz Al-Sudairi

Foi realizado em São Paulo nos dias 23,24 e 25 de novembro de 2018 o 31° Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina & Caribe, sob o tema: “Ensino da língua árabe na América Latina e no Caribe a realidade e as expectativas”. 

A abertura oficial do evento aconteceu no dia 23, e contou com a presença do Excelentíssimo Dr. Tawfiq bin Abdulaziz Al-Sudairi vice-ministro dos Assuntos Islâmicos e de Divulgação e Orientação do Reino da Arábia Saudita. Dr. Al-Sudairi afirmou em seu discurso que o:

“Reino da Arábia Saudita está empenhado em apoiar essas conferências com base em seu  papel  pioneiro na divulgação do Islam e auxilio aos muçulmanos em todo o mundo.”

Diversas autoridades e sábios do mundo islâmico estiveram presentes; Excelentíssimo  Dr. Mahmoud Habbash ministro para Assuntos Religiosos da Palestina e conselheiro do presidente da Palestina Mahmud Abbas, Excelentíssimo Juíz Samir Kamal Ad-Adin Presidente da corte Religiosa Sunita em Trípoli – Líbano, Excelentíssimo Dr. Abdullah Bin Saleh Al-Washmi Secretário Geral di centro internacional do rei Abdullah Bin Abdul Aziz em Serviço da Língua Árabe, Excelentíssimo Dr. Mohammad AL Bashari Secretário Geral do Conselho Mundial das Sociedades Muçulmanas de Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos, Embaixador da Palestina o Excelentíssimo Dr. Ibrahim  Ibrahim Alzeben, Excelentíssimo Mufti de Akkar Sheikh Dr. Zaid Zakaria, Sheikh Dr. Ahmad majid Al Harassis, Sheikh DR. Assim Al Hamad, Sheikh Dr. Majid Ar-Rashid, Sheikh Dr. Muhammad Al Mahdawi, Sheikh Dr. Hamadh Gazi, Dr. Mohammad Zahid Ghul, Dr. Abdullah Bin Saleh Al-Washmi, Dr. Badr Bin Nasser Al-Jabri, Sheikh Dr. Ibrahim Bin Mohammad Abanmi, Dr. Paulo Farah, Profa. Majidah Sumailah, Dr. Mohammad Mansur, Dr. Iman At.Tramsi, Dr. Abdul Aziz Bin Mohammad Al-Hamdan, Excelentíssimo  Juíz Maher Khudair, Dr. Saleh Hamad As-Suhaibani, Dr. Abdul Nasser Bin Abdullah Al-Ghali, Sheikh Ahmad Mustafa Al Muzawaq, Encarregado de Negócios da Embaixada da Arábia Saudita na República Federativa do Brasil, Mohamed Abdul Hamid Khan. 

islambr img c31 000001 4
Excelentíssimo Dr. Tawfiq bin Abdulaziz Al-Sudairi vice-ministro dos Assuntos Islâmicos e de Divulgação e Orientação do Reino da Arábia Saudita com participantes do 31º congresso internacional.

Também estiveram presentes professores, líderes religiosos de diversas crenças, políticos, corpo diplomático dos países árabes muçulmanos, representantes das associações e comunidades muçulmanas do Brasil e do exterior, líderes de movimentos sociais e também da comunidade muçulmana local, estiveram também presentes doutores, sábios e sheikhs do mundo árabe islâmico.

A cerimônia teve seu início com a leitura do Alcorão Sagrado, e prosseguiu com discursos proferidos pelos convidados dentre eles o Dr. Antônio Rueda, vice presidente do PSL, que destacou a importância da tolerância religiosa e do respeito mútuo entre os povos, e “agradeceu a todos e deu as boas vindas aos congressistas desejando-lhes sucesso e êxito no Congresso, e agradeceu ao CDIAL através do seu Presidente Hajj Ahmad Ali Saifi pelo convite para fazer parte da cerimônia de aberturo do 31º congresso internacional.

islambr img c31 000001 3
Encontro entre o Dr. Antônio Rueda, vice-Presidente do PSL e o vice-Ministro dos Assuntos Islâmicos do Reino da Arábia Saudita Excelentíssimo Dr. Tawfiq bin Abdulaziz Al-Sudairi .

O presidente do CDIAL sr. Al Hajj Ahmad Ali Saifi, fez um discurso na abertura onde falou sobre a importância deste congresso para a comunidade muçulmana como um todo, agradeceu a todos os participantes e palestrantes, que vieram de todas as partes do mundo para enriquecer ainda mais o congresso, fez também um agradecimento ao Governo Federal brasileiro e ressaltou que o Islam é uma religião de paz, harmonia, amor, respeito mútuo e que os muçulmanos em todo o mundo estão irmanados para fortalecer a paz mundial.

Ao longo do congresso em suas falas os palestrantes abordaram a importância de fortalecer cada vez mais a língua árabe entre as comunidades muçulmanas espalhadas no continente Latino Americano e no Mar do Caribe desenvolvendo métodos os quais possam ser utilizados para a preservação da língua falada e escrita em árabe como uma forma de fortalecer a identidade religiosa e cultural dos muçulmanos, pois o árabe é a língua do Alcorão e existe uma necessidade urgente de implementar escolas, institutos e cursos de língua árabe para que desta forma as comunidades muçulmanas possam cada vez mais se aproximar do Alcorão aprendendo a língua na qual ele foi revelado.   

Em cada palestra foram debatidos seis tópicos onde os participantes puderam interagir com os palestrantes sobre os diversos aspectos da realidade vivida pelas comunidades muçulmana em seus respectivos países, ao final do congresso palestrantes e participantes fizeram as suas considerações finais, agradeceram o CDIAL pela realização deste congresso que ao longo destes 31 anos tem tido um papel fundamental na ampliação dos debates relacionados à comunidade muçulmana na América do Sul, trazendo grandes pensadores do mundo Islâmico para auxiliar a comunidade do continente na busca por soluções para os diversos problemas enfrentados pelos muçulmanos ao longo destes anos.   

islambr img c31 000001 5
Presidente do CDIAL Hajj Ahmad Ali Saifi ao lado do vice-Ministro dos Assuntos Islâmicos do Reino da Arábia Saudita Excelentíssimo Dr. Tawfiq bin Abdulaziz Al-Sudairi

O presidente do 31º Congresso Internacional sr. Hajj Ahmad Ali Safi juntamente com a mesa diretora agradeceu ao Ministério de Assuntos Religiosos da Arábia Saudita, ao Excelentíssimo Dr. Tawfiq bin Abdulaziz Al-Sudairi vice-ministro dos Assuntos Islâmicos e de Divulgação e Orientação do Reino da Arábia Saudita, e à todos aqueles que contribuíram para o sucesso deste Congresso e felicitou o Reino da Arábia Saudita, através do seu rei; Sua Majestade Salman bin Abdulaziz Al Saud, o povo e as Instituições pelo trabalho prestado em prol do Islam e dos muçulmanos, e a todos os governos Islâmicos que participaram através de suas missões diplomáticas no 31° Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina & Caribe, agradeceu também a todos os convidados e participantes, coordenadores e colaboradores, e se não fosse pela permissão de Allah o Todo-Poderoso, e em seguida os seus esforços não conseguíramos estar reunidos neste abençoado lugar.

Artigo anterior1º Congresso de Alimentos Halal no Brasil
Próximo artigoProjeto Social Islâmico 2018