33º Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina & Caribe

0
554
33° Congresso Internacional on-line dos muçulmanos na América Latina discutiu “Regras da Jurisprudência Islâmicas para as epidemias e pandemias”.
Entre os dias 30/31 de dezembro, aconteceu o 33° Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina e Caribe, com a direção do Centro de Divulgação do Islam Para América Latina (CDIAL), em São Bernardo do Campo (SP) o evento foi realizado em parceria com o Ministério de Assuntos Islâmicos, Divulgação e Orientação do Reino da Arábia Saudita.
Este ano excepcionalmente as atividades do congresso foram on-line, e contou com participação de professores, líderes religiosos de diversas crenças, políticos, corpo diplomático dos países árabes muçulmanos, representantes das associações e comunidades muçulmanas do Brasil e do exterior, líderes de movimentos sociais e também da comunidade muçulmana local, os painéis de atividades do congresso contou com a direção de sábios e doutores islâmicos de vários países do mundos.
Capturar3
Ministro dos Assuntos Islâmicos, Divulgação e Orientação do Reino da Arábia Saudita, o Excelentíssimo Sheikh Dr. Abdullatif bin Abdulaziz Al Al-Sheikh.
Abrindo as atividades do congresso foi feita a leitura do Alcorão Sagrado, e prosseguiu com um discurso proferido pelo Ministro dos Assuntos Islâmicos, Divulgação e Orientação do Reino da Arábia Saudita, o Excelentíssimo Sheikh Dr. Abdullatif bin Abdulaziz Al Al-Sheikh, que destacou a importância da realização do 33° Congresso Internacional, destacou que o: “Reino da Arábia Saudita está empenhado em apoiar essas conferências com base em seu papel pioneiro na divulgação do Islam e auxílio aos muçulmanos em todo o mundo” e agradeceu a todos e deu as boas-vindas aos congressistas desejando-lhes sucesso e êxito no Congresso, e agradeceu ao CDIAL através do seu Presidente Hajj Ahmad Ali Saifi pela iniciativa de aproximar a comunidade muçulmana não só no Brasil como em toda América Latina, e a importância que o Congresso Internacional tem neste processo.
O presidente do CDIAL sr. Al Hajj Ahmad Ali Saifi, fez um discurso na abertura onde falou sobre a importância deste congresso para a comunidade muçulmana como um todo, agradeceu a todos os participantes e palestrantes, de 35 países de várias partes do mundo que enriquecem ainda mais o congresso, fez também um agradecimento ao Governo Federal brasileiro e ressaltou que o Islam é uma religião de paz, harmonia, amor, respeito mútuo e que os muçulmanos em todo o mundo estão irmanados para fortalecer a paz mundial e unidos para erradicar a pandemia de covid-19 que tanto tem afligido o mundo.
Facebook Post na linha do tempo
Ao centro Presidente e fundador do CDIAL Hajj Ahmad Ali Saifi.
Destacou que: “Este ano estamos desafiando todas as circunstâncias pelas quais o mundo está passando e lançamos o congresso com a participação de acadêmicos, pesquisadores, estudantes e pensadores de todo o mundo árabe e muçulmano, em colaboração com o Ministério de Assuntos Islâmicos, Divulgação e Orientação do Reino da Arábia Saudita”.
Salientou que a conferência através dos seus painéis, aspira proporcionar aos participantes o conhecimento, metodologia e decisões jurisprudenciais necessárias relacionadas com a pandemia global (covid-19), lembrando que as decisões jurisprudenciais islâmicas previstas servem para afastar a desinformação e criar uma onda de interesse na busca pelo conhecimento, com a participação de todas as lideranças e segmentos da sociedade que neste momento se uniram a fim de alcançar a vitória da humanidade sobre esta pandemia, e superar suas repercussões e efeitos, instigando as instituições do mundo islâmico que tratam das questões de jurisprudência e ensino, e é fundamental que as sociedades muçulmanas estejam presentes – como sempre estiveram – para juntos encontrarmos soluções e respostas abrangentes no combate ao covid-19 em todo o mundo.
E também elogiou as décadas de apoio generoso do Reino da Arábia Saudita ao Congresso Internacional, que produziu resultados positivos apreciados pelos muçulmanos da América Latina e Caribe.
O presidente do 33º Congresso Internacional sr. Hajj Ahmad Ali Safi juntamente com a mesa diretora agradeceu ao Ministro de Assuntos Islâmicos e de Divulgação e Orientação do Reino da Arábia Saudita o Excelentíssimo Sheikh Dr. Abdullatif bin Abdulaziz Al Al-Sheikh e a todos aqueles que contribuíram para o sucesso deste Congresso, parabenizou o Reino da Arábia Saudita, através do seu rei, Sua Majestade Salman bin Abdulaziz Al Saud, ao seu povo e as Instituições pelo trabalho prestado em prol do Islam e dos muçulmanos, e a todos os governos Islâmicos que participaram através de suas missões diplomáticas no 33° Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina & Caribe, agradeceu também a todos os participantes, coordenadores e colaboradores, e se não fosse pela permissão de Allah o Todo-Poderoso, e em seguida os seus esforços não conseguíramos estar reunidos para a realização deste abençoado evento.