No dia 18 de dezembro se comemora o dia Nacional do Qatar, para lembrar a unificação do país em 1878 e também o dia em que o Sheikh Jassim bin Mohammad Thani sucedeu seu pai como líder nacional. A data é considerada o ponto da virada na história do país, quando começou sua jornada rumo à modernidade. Uma ocasião para honrar a história e identidade, e para comemorar aqueles que trabalharam e continuam a trabalhar para fazer do Qatar uma grande nação, e por esta ocasião o CDIAL envia suas saudações a toda sua população.
A Data
Em 18 de dezembro 1878, Sheikh Jassem bin Mohamed bin Al Thani sucedeu seu pai como Emir do Catar e unificou todas as tribos locais, combatendo as forças externas.
É também conhecido como Dia do Fundador, comemora a ascensão do Sheikh Jassem ao poder considerado o fundador do Estado do Qatar. Destina-se a manter o conhecimento e valorização do patrimônio histórico e cultural da região.
O feriado foi criado em 21 de junho de 2007 pelo então príncipe e herdeiro Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, atual Emir. Antes do decreto em Junho de 2007,o Dia Nacional do Qatar era comemorado anualmente no dia 3 de setembro, dia da independência do Qatar.
Darb Al Saai
Darb Al Saai é o local construído especialmente para as comemorações do dia nacional do país, fica localizado em frente à estação de polícia de Al Sadd. Nele os visitantes podem comprar itens tradicionais, incluindo roupas e artefatos, aprender sobre a história do Qatar, incluindo o patrimônio marítimo, habilidades eqüestres, cultura beduína tradicional e culinária local, flora e fauna do Catar, poesia, música e muito mais. Aberto ao público diariamente até 20 de dezembro, a partir das 8h ao meio-dia e das 16hs até as 23 .
Não deixe de fazer uma visita ao local se estiver no país, você terá a oportunidade de conhecer tudo sobre a cultura local. Aproveite para degustar as delícias da culinária Qatari como o Harees, Machboos e Thareed e provar o café árabe preparado em fogo de lenha e oferecido aos visitantes em sinal de cordialidade.
Desfile do dia nacional
O Hino Nacional sinaliza o início dos acontecimentos. Depois de uma recitação do Corão, o desfile começa, liderado por um grupo de crianças Qataris com o traje nacional, acompanhadas por cavaleiros e cavaleiros de camelo, seguido por forças de infantaria, polícia, Força de Segurança Interna, e a guarda do Emir . Um show aéreo de tirar o fôlego pela Força Aérea do Emir encerra o desfile que acontece no Corniche.
Em 2011 o Catar tornou-se o maior exportador mundial de gás natural liquefeito (GNL) com a terceira maior reserva mundial . O país, provocou pelo sucesso de sua proposta vencedora para sediar a Copa do Mundo FIFA 2022, reconhecido como o país que atualmente mais investe em arte moderna. Enfim, o dia 18 de dezembro foi o estopim para o desenvolvimento desse país tão pequeno, o povo se orgulha desse crescimento tão rápido e os estrangeiros fazem parte disso já que 80% da população é de expatriados.