Presidente do CDIAL participa de evento convidado pelo Rei do Marrocos

846
0

Presidente do CDIAL Hajj Ahmad Ali saifi e recebido por sua alteza o rei Mohammed VI em evento durante o mês de ramadan.  Já se passaram cinco anos desde que o CDIAL vem, com muita honra, participando através de seu ilustre presidente, Hajj Ahmad Ali Saifi às palestras religiosas do mês sagrado do Ramadan, proferidas na presença e sob a presidência de sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o proteja, e na presença também, de um seleto grupo de sábios, sheikhs, pregadores, recitadores do Alcorão e renomadas personalidades do mundo da cultura e do pensamento, vindos de dentro e de fora do Marrocos. Esta distinta e louvável tradição anual teve origem por iniciativa do falecido Rei Hassan II, que Deus o tenha, em 1963, ano da eleição do primeiro parlamento marroquino.

islamBR g 00000074
Ícone emblemático de Casablanca em Marrocos, a Mesquita Hassan II é um exemplo da impressionante arquitetura marroquina.

Trata-se na realidade de um evento tradicional único, que ocorre durante o sagrado mês do Ramadã, ocasião em que o Palácio Real, em Rabat, se transforma numa conceituada universidade ao abrir suas portas para dezenas ou centenas de estudiosos e sábios religiosos oriundos de vários cantos do mundo, com o intuito de debater assuntos, problemas e questões do interesse da nação islâmica, abordados com precisa metodologia científica, sabedoria e equilíbrio, longe do radicalismo.

Durante edições passadas deste evento, muitos sábios, atendendo a convites, vieram ao Marrocos trazendo contribuições na forma de palestras proferidas diante de sua Majestade o Rei. Entre estas notáveis personalidades citamos, por exemplo: O Imama Abou Al Alaa Al-Maudoudi, o ex-Sheik de Al-Azhar Ali Jaad Al-Hak, o falecido Sheik Abdel Fattah Abou Gharda, que Deus o tenha. Também subiu na tribuna deste grandioso evento o sábio Dr. Abdollah Ben Abdelmohssine Attourki, atualmente Secretário-Geral da Liga do Mundo Islâmico, o Sheik Abi Al-Hassan Annadoui, o Sheik Mohammed Al-Habib Belkhouja, Dr. Omar El-Bachir, atualmente Presidente do Sudão, o falecido sábio libanês Sobhi Saleh, o sábio Sheik Youssef Al-Kardaowi, o Dr. Abdel Sabour Chahin, o Sheik Mohammed Sayed Tantaouji e o Sheik Abdollah Benbih. Ao lado dessas notoriedades do mundo árabe e muçulmano, participaram sábios marroquinos como dr. Mekki Nasciri, o sábio dr Allal El Fassi, o Sheik Abdollah Ghennoun,  dr. Fakih Rahali Farouki, o sábio Dr. Ahmed Toufiq, atualmente Ministro de Habous e dos Assuntos Islâmicos do Reino do Marrocos, o Dr. Abdelkebir Lamdaghri, ex- Ministro de Habous e dos Assuntos Islâmicos, o falecido Sheik Mohammed Lazrak, o Sheik Lghazi Al-Housaini, o Dr. Lisan Al-Haq, o Dr.Mohammed Youssef, o Dr. Ahmed Abbadi e o Dr. Farouk Annabhan.

Artigo anteriorA Carta de Malcolm X
Próximo artigoJejum de 6 dias do mês de Shawal