Arábia Saudita irá investir em ampliação e modernização da cidade de Madina

0
849

A reunião do Conselho de Fiscalização do Centro de Pesquisa e Estudos de Madina, presidido pelo seu Presidente o príncipe herdeiro Salman bin Abdul Aziz, o vice Primeiro Ministro e Ministro da Defesa, aprovaram nesta quarta-feira um projeto de documentação vasta e abrangente sobre a história da cidade de Madina.O projeto será executado sob a supervisão da Fundação Rei Abdulaziz de Pesquisa e Arquivos (Darah).

De acordo com o projeto, todas as fontes audiovisuais históricas, incluindo manuscritos, fotografias e documentos dentro e fora Madina deverão ser aproveitados. A reunião aprovou um memorando de entendimento para a cooperação e parceria entre a Fundação e a prefeitura de Madina a este respeito. A reunião também aprovou a nova estrutura organizacional da Fundação. O príncipe Salman visitou uma exposição sobre os projetos da região de Madina, organizado pela Autoridade de Desenvolvimento de Madina no palácio do emir.

A exposição apresentou a nova expansão ordenada pelo Guardião das duas Mesquitas Sagradas o rei Abdullah para a Mesquita do Profeta (صلى الله عليه وسلم), que irá aumentar a capacidade da mesquita para mais de 1,6 milhões de fiéis. O projeto de expansão, a maior na década e da historia da mesquita, está orçada em mais de SR 75.000 milhões, incluindo os SR 25 bilhões a serem desembolsados ​​em aquisição de terras.

O rei Abdullah aprovou o plano final para o projeto e ordenou que os trabalhos sobre a expansão devam começar imediatamente, a fim de que ele seja concluído em menos de dois anos. O príncipe Salman também foi informado sobre os principais projetos de habitação, educação, transporte, desenvolvimento urbano e saúde a serem implementados na região. O príncipe herdeiro assistiu a um vídeo de apresentação sobre a visão de futuro para o desenvolvimento da cidade e assinou um plano rodoviário que leva seu nome. O príncipe Salman chegou em Medina na terça-feira para lançar as comemorações de um ano para marcar Madina como a Capital Cultural Islâmica.

Depois de abrir a exposição Maaraz Al-Eiman em um complexo próximo a Mesquita Quba, ele visitou os pavilhões de exposição e também assistiu a uma mostra de fotos sobre a história da Cidade do Profeta Muhammad (صلى الله عليه وسلم). Dirigindo-se à grande cerimônia para marcar as celebrações, o príncipe Salman destacou o grande significado de Madina através dos tempos. “Este país foi honrado por Deus o Todo-Poderoso para ser a sede da Qibla (direção da oração) dos muçulmanos. O Alcorão foi revelado na língua árabe ao Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) em Makkah, que abriga o Qibla, que é a Grande Mesquita. Estamos agora na cidade do Profeta (صلى الله عليه وسلم), onde migraram, é a cidade dos Al-Ansar (os defensores do Profeta صلى الله عليه وسلم) e Al-Muhajiroon (os imigrantes), de onde a mensagem de tolerância do Islam se espalhou por todo o mundo.”

O príncipe Salman também falou sobre o maior cuidado e preocupação, dado pelo governo saudita em servir as duas mesquitas sagradas e amplia-las com os melhores serviços possíveis para o Haj e a Umrah dos peregrinos, bem como para os visitantes as mesquitas sagradas.

“O Estado foi fundado sobre a religião do Islam. Sua constituição, como indicado no Estatuto de Governança, é o Alcorão e a Sunnah do Profeta (صلى الله عليه وسلم). A conquista mais importante do rei Abdul Aziz e seus filhos, que o sucedeu é a segurança apreciada pelo seu povo, peregrinos, visitantes e residentes estrangeiros no país “, acrescentou.

A Rabat – Organização Islâmica para a Educação, a Organização para a Ciência e a Cultura (ISESCO) e a Organização de Cooperação Islâmica (OCI), escolheram Madina como a Capital da Cultura Islâmica para o oriente Médio em 2013.