Zakatul Fitr (A caridade do desjejum)

1674
0

É de extrema importância sabermos que foi prescrito para todos os muçulmanos, muçulmanas, crianças, adultos, o Zakat Al-Fitr (A caridade do desjejum).

Disse Abdullah Ibn de Umar (رضي الله عنه): “Foi prescrito pelo mensageiro de Deus ﷺ -que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre ele- o Zakat Al-Fitr uma medida de tâmara, ou de cevada, sobre homem, mulher, criança, adulto, livre e escravo entre os muçulmanos. Foi ordenado para que se cumpra com isso até antes que as pessoas saiam para a reza do Eid.” Muttafac alaihi; esta versão foi narrada por al-Bukhari.

Os companheiros do Profeta ﷺ – que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele – costumavam dar o zakat al fitr um ou dois dias antes do dia do Eid. Ela é aceita até no máximo antes do início da reza do Eid.

Para zakat al-fitr não é necessário que a pessoa obtenha lucro para pagar e sim o responsável de seu lar (de sua família) fica encarregado de pagar por ele e pelos membros de sua família, como seus filhos (incluindo o recém-nascido) e esposa, desde que todos esses sejam muçulmanos.

No caso do responsável ter funcionários, ele não é obrigado a pagar pelos seus funcionários, exceto se esse fizer uma doação ao funcionário ou então tiver sido combinado antes que o zakat al-fitr ficaria sob sua responsabilidade.

O alimento que deve ser dado ao necessitado é aquele de costume de seu povo, país ou região, como tâmara, trigo, milho, arroz, feijão, farinha ou qualquer outro alimento dependendo da região, pois o Profeta ﷺ – que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele – não determinou apenas um tipo específico de alimento para doação. O Islam nos encaminha à facilidade e não à dificuldade.

Al-Bukhari (1510) e Muslim (985) narraram que Abu Sa’id al-Khudri (رضي الله عنه) (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Costumávamos pagar o zakat al-fitr na época do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no dia de al-Fitr, um saa’ de comida. Abu Sa’id disse: E a nossa comida (básica) era cevada, passas, coalhada seca e tâmaras.

De acordo com outro relato, ele disse: Quando o Mensageiro de Allah ﷺ (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava entre nós, costumávamos pagar o zakat al-fitr em nome de todos, jovens e velhos, livres e escravos, um saa’ de gêneros alimentícios ou saa’ de coalhada seca ou um saa’ de cevada ou saa’ de tâmaras ou saa’ de passas.

Alguns sábios interpretaram “alimento” neste hadith como se referindo ao trigo; outros são da opinião de que o que se entende é o alimento de uma região, não importa o que seja: trigo, milho ou outra coisa. Essa é a visão correta, porque o zakat é um meio pelo qual os ricos auxiliam os pobres, e o muçulmano não é obrigado a ajudar com algo que não seja o alimento básico de seu país. Sem dúvida, o arroz era um alimento básico na terra dos dois santuários sagrados, e era um alimento bom e precioso, e superior à cevada, que o texto diz ser aceitável. Assim, sabe-se não haver nada de errado em dar arroz para o zakat al-fitr. Fim da citação.

Majmu’ Fataawa ash-Shaikh Ibn Baaz (14/200)

Shaikh al-Islam Ibn Taymiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Majmu’ al-Fataawa (25/68):

Se o povo de uma região come um desses alimentos como alimento básico, é indubitavelmente permitido dá-lo como zakat al-fitr. Mas eles podem dar alimentos básicos além destes, tais como, se eles comem arroz e milho como alimentos básicos, eles podem dar trigo ou cevada, ou é aceitável que deem arroz e milho? Existe uma conhecida diferença de opinião a respeito disso, mas a visão mais correta é que deve ser dado na forma do que se come como alimento básico, mesmo que não seja um desses tipos. Esta é a visão da maioria dos sábios, como ash-Shaafa’i e outros, porque o princípio básico com relação à caridade é que ela é ordenada como um meio de ajudar os pobres como Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): “no meio-termo com que alimentais vossas famílias” [al-Ma’idah 5:89]. O Profeta ﷺ (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou ao zakat al-fitr: um saa’ de tâmaras ou saa’ de cevada, porque esse era o alimento básico do povo de Madinah. Se isto não fosse o alimento básico, e este fosse outra coisa, ele não os teria ordenado algo que não fosse alimento básico, assim como Allah não ordenou isto no caso de expiação [por juramentos quebrados] , como mencionado em al-Ma’idah 5:89].

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse em i’laam al-Muwaqqi’in (3/12): Essa era a comida básica usual em Madinah. Mas se o alimento básico das pessoas de uma região ou localidade é algo diferente disso, então eles têm que dar um saa’ de seu alimento básico, como aqueles cujo alimento básico é milho ou arroz ou algum outro tipo de grão. Se o alimento básico deles for algo diferente de grãos, como leite, carne ou peixe, eles devem dar seu zakat al-fitr na forma de seu alimento básico, não importa o que seja. Esta é a visão da maioria dos sábios, e é a única visão correta, porque o objetivo por trás disso é atender às necessidades dos pobres no dia do Eid, e ajudá-los, dando-lhes a comida básica do local. Com base nisso, é aceitável dar farinha, mesmo que não haja ahadith sahih que a mencionem. Fim da citação.

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse em ash-Sharh al-Mumti’ (6/183):

Se distribuirmos o Fitra em gêneros alimentícios, os mesmos deverão ser de boa qualidade, aqueles que poderiam ser consumidos por nós.

“Ó crentes, contribuí com o que do melhor que tiverdes adquirido, assim como com o que vos temos feito brotar da terra e não escolhais o pior para fazerdes caridade, sendo que vós não o aceitaríeis para vós mesmos, a não ser com os olhos fechados. Sabei que Deus é, por Si, Opulento, Laudabilíssimo.” (2:267)

A quantidade de alimento dado ao necessitado é o equivalente a três quilos, dados por cada indivíduo pelos quais somos responsáveis, então se nós retiramos três quilos por nós e por cada membro de nossa família de arroz, feijão, etc, já iremos ter pago o obrigatório e se dermos mais que o obrigatório, ganharemos mais perante Allah, Exaltado e Glorificado sejas!

Disse Ibn Abaas (رضي الله عنه): “O Mensageiro de Deus -que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre ele – prescreveu o zakat al-fitr como purificação para o jejuador de erros e futilidades cometidos e para servir de alimento ao necessitado, aquele que der antes da oração do Eid), então seu zakat será aceito e aquele que dar depois da oração, será apenas considerado como uma caridade.” Isto foi narrado por Abu Dawud e classificado como hasan por al-Albani em Sahih Abi Dawud

Vale lembrar que o ideal é que a zakat al fitr seja dada em alimento e não em dinheiro, essa é a opinião da maioria das escolas de jurisprudência e somente para muçulmanos necessitados.

Essa zakat pode ser direcionada a um Imam (líder religioso) ou a qualquer outro indivíduo confiável para que este a distribua entre os necessitados!

O objetivo do Zakat Al-Fitr é de levar felicidade ao coração do irmão necessitado, para que ele e sua família tenham alimento para comemorar no dia da festa dos muçulmanos.

Fonte:islamqa.info

 

Artigo anteriorZakat Al-Fitr
Próximo artigoAVISO IMPORTANTE! – DIA 10/04/2024 SERÁ COMEMORADO O EID AL FITR