As Virtudes do Mês de Shaban

0
61

Usamah Bin Zaid (رضي الله عنه‎) narra: “Eu disse: Ó Mensageiro de Deus (ﷺ), não te vejo jejuando nenhum outro mês tanto quanto o mês de Shaban. Ele (ﷺ) respondeu: Este é um mês ao qual as pessoas não dão muita atenção, entre Rajab e Ramadan. É um mês no qual as ações são levadas ao Senhor dos mundos, e eu gosto que as minhas ações sejam levadas enquanto estou em jejum.” { Sunan an-Nasa’i 2357 }

Neste hadith relatado por Usamah (رضي الله عنه‎), o Profeta (ﷺ) nos informou que o jejum durante o Shaban é importante por estar entre dois importantes meses – o mês de Rajab e Ramadan, que é o mês do jejum; é também durante o Shaban que os anjos levam ao céu todas as boas ações portanto é um momento oportuno para que todos reflitam sobre sua conduta como muçulmanos.

Seguindo a tradição do Profeta (ﷺ), devemos aproveitar o mês de Shaban, para também fazermos o maior número de jejuns facultativos que pudermos. Desta maneira vamos nos preparando para o mês de Ramadan. O número de jejuns, dependerá do entusiasmo de cada um. Por outro lado, se tivermos alguns jejuns obrigatórios que por qualquer motivo não tivemos a oportunidade de cumprir durante o Ramadan passado, este será o derradeiro mês para realizá-los.

De acordo com a narração Abu Salamah que disse: “Eu ouvi Aicha (رضي الله عنها) dizer: Eu devia jejuns do Ramadan anterior e não seria capaz de fazê-los, exceto em Shaban”. { Narrado por al-Bukhari (1849) e Muslim (1146) }

Portanto devemos aproveitar esta oportunidade e intensificar ainda mais as nossas adorações e boas obras, Deus em Sua sabedoria, preceituou que Seus servos busquem aproximar-se Dele voluntariamente, depois de fazer os atos obrigatórios de adoração, ao fazer mais dos mesmos tipos de atos de adoração, e Ele associou a isto grandes recompensas, como o Profeta (ﷺ) nos disse que o seu Senhor falou: “A coisa mais amada com a qual Meu servo se aproxima de Mim é os deveres religiosos que lhe ordenei, e meu servo continua a se aproximar de Mim com ações voluntárias , para que Eu o ame. Quando Eu o amo, Sou sua audição com a qual ouve, sua visão com a qual vê, sua mão com a qual investe, sua perna com a qual caminha. Se me pedisse algo, certamente dar-lhe-ia, e se procurasse Minha Proteção (refúgio), certamente proteger-lhe-ia.” { Al-Bukhari 6502. }

Aicha (رضي الله عنها), a mãe dos crentes, disse: “O Profeta (ﷺ) costumava guardar jejum no mês de Shaban, com exceção de alguns dias.” { Saheeh Bukhari e Saheeh Muslim }

Shaban é o prenuncio da chegada de Ramadan muitos de nós estão conscientes da real natureza do jejum no mês de Ramadan, então começamos a nos preparar no Shaban, e alguns até começam antes disso. Dentre as melhores maneiras de se preparar para o mês de Ramadan estão:

1 – O arrependimento sincero:

Isto é obrigatório em todos os momentos, mas por causa da aproximação de um mês grande e abençoado, é ainda mais importante apressar-se no arrependimento dos pecados entre você e seu Senhor, e entre você e outras pessoas, restituindo-lhes seus direitos. Quando, então, começar o mês abençoado você poderá se ocupar com os atos de adoração com um coração limpo e paz de espírito. Deus diz em Seu Nobre Livro: “E voltai-vos, todos, arrependidos, para Deus, ó crentes, na esperança de serdes bem-aventurados!” [Alcorão 24:31]

Foi narrado de al-Agharr ibn Yassar (رضي الله عنه) que o Profeta Muhammad (ﷺ) disse: “Ó povo, arrepende-te para Deus, pois eu me arrependo para Ele cem vezes por dia.” { Narrado por Muslim (2702) }

2 – Duá (súplica):

O muçulmano deve pedir ao seu Senhor para permiti-lo viver até o Ramadan com um compromisso religioso forte e boa saúde física, e deve pedir a Deus para ajudá-lo a obedecê-Lo durante o mês, e pedir a Deus para aceitar suas boas ações direcionadas a Ele.

3 – Regozijando-se pela aproximação do mês abençoado:

A chegada do Ramadan é uma das grandes bênçãos que Deus concede a Seu servo muçulmano, porque o Ramadan é uma das ocasiões mais benéficas em que as portas do Paraíso são abertas e as portas do Inferno são fechadas. É o mês do Alcorão, do perdão e de bênçãos. Deus diz em Seu Nobre Livro: “Dize: ‘Com o favor de Deus e com a Sua misericórdia, então, com isso, é que devem jubilar: isso é melhor do que tudo quanto juntam.’” [Alcorão 10:58]

4 – Cumprir com o dever de qualquer jejum obrigatório pendente

Foi narrado que Abu Salamah disse: “Eu ouvi Aicha (رضي الله عنها) dizer: Eu devia jejuns do Ramadan anterior e não seria capaz de fazê-los, exceto em Shaban”. { Narrado por al-Bukhari (1849) e Muslim (1146) }

Al-Haafiz Ibn Hajar (رَحِمَهُ ٱللّٰهُ) disse: “Da vontade dela em fazê-lo no Shaban pode ser entendido que não é permitido adiar cumpri-los até que outro Ramadan comece.” { Fath al-Baari (4/191) }

5 – Buscar conhecimento para poder seguir as regras sobre o jejum e compreender as virtudes do Ramadan.

6 – Apressar-se em completar todas as tarefas que possam distrair o muçulmano da prática dos atos de adoração.

7 – Sentar-se com os membros da família – esposa e filhos – para conta-los sobre as regras do jejum e incentivar os jovens a jejuar.

8 – Preparar alguns livros que podem ser lidos em casa durante o Ramadan.

9 – Jejuar parte do mês de Shaban em preparação para o jejum de Ramadan.

Foi narrado que Aicha (رضي الله عنها) disse: “O Mensageiro de Deus (ﷺ) costumava jejuar até que disséssemos: Ele não quebrará seu jejum, e costumava não jejuar até que disséssemos: Ele não jejuará. E eu nunca vi o Mensageiro de Deus (ﷺ) completar um mês de jejum, exceto o Ramadan, e eu nunca o vi jejuar mais do que Shaban em qualquer outro mês.” { Narrado por al-Bukhari (1868) e Muslim (1156) }

Foi narrado que Usamah Bin Zaid (رضي الله عنه‎) disse: “Eu disse: Ó Mensageiro de Deus (ﷺ), não te vejo jejuando nenhum outro mês tanto quanto o mês de Shaban. Ele (ﷺ) disse: Este é um mês ao qual as pessoas não dão muita atenção, entre Rajab e Ramadan. É um mês no qual as ações são levadas ao Senhor dos mundos, e eu gosto que as minhas ações sejam levadas enquanto estou em jejum.” { Narrado por al-Nasaa’i (2357); classificado como hasan por al-Albaani em Sahih al-Nasaa’i. }

Este hadith explica a sabedoria por trás do jejum em Shaban, que é um mês em que as ações são tomadas (para Deus).

Alguns dos estudiosos mencionaram outra razão, que é que este jejum é como as orações da Sunnah (voluntárias) oferecidas de antemão em relação à oração obrigatória; elas preparam a alma para executar a ação obrigatória, e o mesmo pode ser dito do jejum de Shaban antes do Ramadan.

10 – Ler o Alcorão:

Salamah ibn Kuhail disse: Foi dito que Shaban foi o mês dos recitadores do Alcorão. Quando Shaban começava, ‘Amr ibn Qais fechava sua loja e liberava seu tempo para ler o Alcorão.

Abu Bakr al-Balkhi disse: “O mês de Rajab é o mês do plantio, o mês de Sha’baan é o mês da irrigação das plantações e o mês de Ramadan é o mês da colheita das culturas.”

Ele também disse: “A analogia ao mês de Rajab é a do vento, a analogia ao Shaban é a das nuvens e a analogia ao Ramadan é a da chuva; quem não planta e semeia em Rajab, e não irriga em Sha’baan, como pode colher no Ramadan? Agora Rajab passou, então o que tu farás em Shaban se tu estiveres procurando o Ramadan? Assim era como o teu Profeta (ﷺ) e as primeiras gerações da ummah se comportavam neste mês abençoado, então o que tu farás?”

Devemos nos lembrar também que no mês do Shaban o Profeta Muhammad (ﷺ) recebeu a ordem para mudar de direção nas orações da cidade de Jerusalém para a cidade de Makkah.

Depois da imigração para Madina, os muçulmanos ficaram entre 16 ou 17 meses se direcionando para Jerusalém em suas orações, mas o Profeta (ﷺ) sempre olhava para o céu e suplicava a Deus para que Makkah fosse a direção definitiva. Então, Deus respondeu sua suplica e revelou este versículo no Alcorão: “Vimos-te (ó Mensageiro) orientar o rosto para o céu; portanto, orientar-te-emos até a quibla que te satisfaça. Orienta teu rosto (ao cumprir a oração) para a Sagrada Mesquita (de Makkah)! E vós (crentes), onde quer que vos encontreis, orientai vossos rostos até ela. Aqueles que receberam o Livro, bem sabem que isto é a verdade de seu Senhor; e Deus não está desatento a quanto fazem.” [ Alcorão 2:144 ]

O motivo dessa mudança ocorreu porque Deus queria que o Islam reconhecesse todas as mensagens anteriores pois, dessa forma, regressaríamos à origem de todas as religiões a partir da fundação da Kaaba pelo Profeta Abraão (عليه السلام) e seu filho Ismail (عليه السلام). Isso também nos indica a importância de Jerusalém para o Islam por ter sido o primeiro ponto de direção dos muçulmanos para o momento da oração.

Portanto amados irmãos e irmãs no Islam a chegada do mês do Shaban é também uma alerta da proximidade do mês do Ramadan. Isso significa que devemos nos preparar em todos os aspectos para receber o mês da misericórdia.