Brasil é sede de encontro mundial de escoteiros muçulmanos

762
0

Pela primeira vez, a América do Sul é sede de um encontro mundial de escoteiros muçulmanos. No dia 10 de janeiro, a partir das 9 horas da manhã, aconteceu a 11ª Conferência Mundial Islâmica de Escotismo. O evento, que reuniu centenas de representantes do escotismo islâmico de cerca de 60 países, ocorreu no Estação Business Center, em Curitiba (PR).

O encontro, no qual foram discutidos importantes assuntos relativos à expansão do movimento escoteiro em países islâmicos, começou com a leitura de um versículo do Alcorão. A reunião contou com a presença da liderança mundial dos escoteiros muçulmanos, entre os quais o professor Abdallah Omar Nassif, presidente da União Internacional de Escoteiros Muçulmanos (IUMS, na sigla em inglês). O professor Nassif, além de dar as boas vindas aos presentes, declarou que os princípios do movimento escoteiro – paz, respeito, fraternidade – são os mesmos do Islam.

A 11ª Conferência Mundial Islâmica de Escotismo integra um importante evento relativo ao movimento escoteiro que acontece na capital paranaense entre esta segunda-feira e sexta-feira (de 10 a 14 de janeiro): também pela primeira vez a América do Sul recebe um evento internacional de escotismo. No mesmo Estação Business Center acontece a 39ª Conferência Mundial de Escotismo. O evento, que será aberto oficialmente às 19 horas, conta com representantes do mundo inteiro.

Fundado pelo militar britânico Lord Robert Baden-Powell no início do século XX, o movimento escoteiro mundial conta, atualmente, com cerca de 28 milhões de membros, em 160 países. A estimativa é de que metade deste número seja de escoteiros muçulmanos. “Os muçulmanos são uma força crescente dentro do movimento e isto nos deixa muito felizes, pois sabemos da filosofia pacifista e humanista do Islam, algo que tem íntima consonância com o cerne de nossa filosofia”, observa o vereador Paulo Salamuni (PV). Salamuni é presidente da União dos Escoteiros do Brasil – seção Paraná e um dos organizadores da 39ª Conferência.

Artigo anteriorO mais belo Hadith dentre os belos Ahadith
Próximo artigoVeja como foi o Seminário sobre “A conduta Islâmica”