CDIAL marca presença na Conferência dos Ulama da Ummah, em Dacar

0
730

A Organização da Conferência Islâmica International da Ulema da Ummah, em Dakar, terminou com a adoção da “Aliança Islâmica na Ação Comum entre muçulmanos e Ulamas”.

O evento ocorreu entre os dias 6 e 9 de junho de 2011. Em sua fala, o Sr. Ahmad Saifi enfatizou a importância da educação islâmica, em uma mesa presidida por representantes do ministério da Educação do Reino da Arábia Saudita.

A Conferência convidou governantes muçulmanos e agentes ativos a se esforçar para fortalecer a unidade, a couraça da Ummah muçulmana contra os atos de agressão e de parcelas para agitar contenda entre seu povo.

Ela também pediu para lançar luz sobre a causa palestina como uma questão central, fornecendo-lhe todas as formas de apoio financeiro e moral, e promover a unidade dos palestinos. Da mesma forma, instou os Estados muçulmanos a reconhecer o Estado palestino independente com Al-Quds, como sua capital.

islambr 0000003
Hajj Ahmad Ali Saifi presidente do CDIAL.

Além disso, a conferência destacou a necessidade de se evitar derramamento de sangue entre os muçulmanos e resolver os problemas que ocorrem em alguns países muçulmanos através de colocação de mecanismos de reconciliação islâmica na prática, como é indicado pelas palavras de Deus, “Temei a Deus, e mantenha boas as relações entre vocês”, e “Os fiéis são uma única irmandade: Então, a paz e a reconciliação entre os irmãos, e temei a Deus, que tenha misericórdia de vós.” Os participantes apelaram tanto ao Abdoulaye Wade, Presidente do Senegal e atual Presidente da OIC, e sobre a conferência do Padroeiro, Guardião das Duas Mesquitas Sagradas, Rei Abdullah bin Abdulaziz, de nomear uma comissão de estudiosos muçulmanos para investigar as causas e os remédios para “Fitna” (conflitos) e determinar como melhorar as relações entre os muçulmanos.

Uma forma de envolver comunidades muçulmanas e não-muçulmanas em um diálogo construtivo, foi sublinhado, está a acompanhar de perto as minorias muçulmanas em contato com os novos convertidos muçulmanos, aumentando a sua compreensão do Islam, e que lhes permitam adaptar melhor ao seu entorno imediato. Não menos importante, os participantes salientaram a necessidade de ampliar a cooperação e intercâmbio com os centros pertinentes e intelectuais, especialmente universitários, nas sociedades ocidentais.

Também na lista de tarefas: criação de um comitê de acompanhamento dos patrocinadores e de organismos ativos em ação conjunta islâmica, incluindo OIC, ISESCO, o BID e a Liga Islâmica Mundial, para acelerar a criação de uma Liga dos Africanos Ulema, compreendendo coordenações regionais em todo África. Bem como promover a educação sobre o Alcorão, usando ferramentas de up-to-date.

A conferência apelou para a restauração e promoção da caridade. Também convidou a OIC e seus órgãos especializados para realizar grandes projetos de investidura islâmica no desenvolvimento de países islâmicos. Para este fim, foi sugerida a convocação de uma conferência internacional dedicada a economia islâmica e investidura islâmica.

O Diretor Geral da ISESCO, Dr. Abdulaziz Othman Altwaijri, participou da Conferência de Dakar Ulema. Ele fez um discurso na sessão de abertura da conferência, na presença do presidente do Senegal.