O site de busca Google homenageou Al Razi

0
908

islamBR g 00000045Nascido em uma pequena cidade próxima a capital do Iran, em 26 de agosto do ano de 865, Abu Bakr Muhammad ibn Zakariya Al Razi, conhecido no ocidente pelo nome de Al Rhazes, foi um dos médicos e filósofos mais conhecidos do mundo Islâmico, passou a sua vida acadêmica em Bagdá onde veio a falecer no ano de 925.

O site de busca Google, homenageou o ilustre cientista muçulmano por ocasião do aniversário do seu nascimento, Al Razi (Al Rhazes) foi um grande médico, filosofo e sábio acadêmico, e uma referencia nas universidades de medicina do ocidente até os dias atuais. Al Razi escreveu mais de 180 livros e milhares de artigos científicos, e é reconhecido como o descobridor do ácido sulfúrico, a verdadeira “locomotiva” da química moderna e da química industrial.

islamBR g 00000042
Cópia da página do tratado de medicina de Al Razi.

Também descobriu o etanol e como fazer o seu refinamento para o uso na medicina. A ele também é atribuído à invenção do alambique e a primeira destilação do petróleo para a obtenção do querosene e outros destilados. Foi indiscutivelmente um dos grandes pensadores muçulmanos, e a sua influencia na medicina e na ciência europeia foi muito grande.

Al Rhazi lecionava na maior universidade de Bagdá, Bait al Hikma (a casa da sabedoria) onde atraia um grande número de estudantes de todas as disciplinas. Era conhecido como um homem compassivo, amável, justo e devoto, tinha um extremo cuidado ao tratar dos seus pacientes, fossem estes ricos ou pobres.

islamBR g 00000043
Tratado de medicina de Al Razi traduzido por Gerard de Cremona século XIII.

Escreveu sobre quase todos os aspectos da medicina e, entre numerosos trabalhos sobre medicina, o mais importante foi al-Hawi (O Livro Compreensivo, ou Liber continens, como se tornou conhecido na Europa medieval), uma enorme enciclopédia sobre medicina, originalmente em 20 volumes, dos quais 10 sobreviveram.

Nele se encontrava quase tudo sobre a medicina Grega, Síria e Arábica e estavam incluídos, virtualmente, todos os tópicos sobre a importância da medicina. Suas experiências pessoais e observações como médico fizeram de al-Hawi um marco extraordinário na história da medicina. Escreveu De Variolis et Morbillis (870), em que descreveu sistematicamente as diferenças entre varíola e sarampo. Exerceu a medicina com brilhantismo em Ravy e depois em Bagdá.