Mostra | Tesouros da Caligrafia Árabe

0
54
Acontece em São Paulo no Museu da Imigração a exposição “Tesouros da Caligrafia Árabe” realizada pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, que revela uma pequena amostra da riqueza e da variedade da caligrafia árabe. Trata-se de textos de diferentes fontes, como versículos do Alcorão, provérbios e frases memoráveis de líderes dos EAU desenhados por calígrafos emiradenses, demonstrando a abrangência dessa arte no Oriente Médio e no mundo. As obras, vindas dos EAU, são expostas em terras brasileiras pela primeira vez, no intuito de estreitar os laços entre ambas as culturas e ambos os povos.
A abertura da mostra aconteceu na hoje, (sexta-feira, dia 25 de agosto), e contou com um coquetel e a presença do Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Sr. Saleh Ahmad Alsuwaidi e também dos artistas e calígrafos Khalid Ali Al Jallaf, Maryam Al Balooshi, Fatmah Salem Rashed Aldhanhani e Nasser Ahmed Ali Al-Yassi. Após as solenidades de abertura, o público presente pode prestigiar as 28 obras em exposição, com os mais variados estilos, cores e formatos.
Ainda como parte da programação especial da Mostra, acontecerá um workshop no sábado, dia 26 de agosto às 15h ministrado pelos artistas emiradenses sobre a história e a arte da caligrafia árabe.
TESOUROS DA CALIGRAFIA ÁRABE
A caligrafia árabe é um dos mais importantes componentes da arte árabe e islâmica, e representa uma parte integrante do legado dessas civilizações. Suas características são singulares, únicas e diferentes das caligrafias de outras línguas – o que a torna uma criação de origem puramente árabe, sem nenhuma influência externa. Ela remonta à era pré-islâmica, mas, com o início do registro do Alcorão, sua relevância aumentou ainda mais.
A escrita árabe se caracteriza por ser composta por letras conectadas, o que a torna capaz de adquirir inúmeras formas diferentes, e isso se dá por meio de encurtamentos, extensões, entrelaçamentos, angulações, arredondamentos, amontoações e sobreposições. É associada geralmente ao ornamento islâmico, e usa a caligrafia árabe na decoração de palácios, mesquitas, acessórios, joias, roupas, manuscritos e, sobretudo, para escrever versículos do Alcorão Sagrado, os títulos dos livros e publicações. A caligrafia árabe se destaca por seus diferentes estilos, e isso reflete a importância que os muçulmanos dão a essa arte.
CONHEÇA OS ARTISTAS
Khalid Ali Al Jallaf
Formado em Direito e Sharia (sistema jurídico do Islã) na Universidade dos Emirados Árabes Unidos em Al Ain, e especializado em gestão de serviços de saúde na Universidade de Birmingham na Inglaterra e Harvard nos EUA. Seu coração estava ligado às artes plásticas desde a infância, e seu apego a elas aumentou quando conheceu um artista plástico emiradense no final dos anos 70, que por sua vez o orientou a aprender a arte da caligrafia árabe. Foi influenciado pelo grande calígrafo egípcio Youssef Ahmed e seu aluno, o Xeque dos calígrafos egípcios Muhammad Abdul Qadir Abdullah, e o grande calígrafo turco Amin Baren. Participou de exposições dentro e fora do país e representou os EAU em diversos fóruns internacionais de arte, tendo suas obras expostas em alguns museus: do Kuaite, França, Alemanha, Espanha, Marrocos, EAU e outros, além dos acervos particulares e instituições. Ele é um dos fundadores da revista “Arab letters” e vice-editor-chefe desde 2000, e também foi um dos fundadores da revista Al-Khatat que fechou as portas em 1991.
Maryam Al Balooshi
Formada em Engenharia, possui também mestrado em ciências ambientais. Hoje faz parte da terceira geração de calígrafos dos Emirados Árabes Unidos. Começou a aprender caligrafia árabe quando criança, pois gostava dos detalhes dos caracteres, de suas curvas e beleza, bem como da precisão da escrita. Depois de muitos estudos e treinamentos, ela se tornou capaz de projetar e apresentar seu estilo. Ela começou seu estudo acadêmico de caligrafia em 1994, quando estava na escola. Muitos calígrafos profissionais a ensinaram, o mais importante foi o Sr. Mohammed Al Norri.
Fatmah Salem Rashed Aldhanhani
Formada em Literatura Árabe, também tem graduação em Secretariado Executivo e Gestão de Instituições Culturais. A artista começou a pintar no ensino fundamental. Depois migrou para a caligrafia árabe e integrou-se aos centros de artes e foi aluna do falecido professor, Khaled Al-Nafisi. Participa de mostras e acumula diversos prêmios, sendo alguns deles o primeiro lugar no desenho de anime – EAU 2009, e também o Prêmio “Calígrafo Emiradense” – Fórum de Caligrafia de Sharjah – Décima Edição 2022.
Nasser Ahmed Ali Al-Yassi
Formado em Administração, também é calígrafo comprometido com a caligrafia árabe e ornamento islâmico. Aprendeu a arte da caligrafia árabe no Centro Sharjah de Caligrafia Árabe e Ornamento. Participou de inúmeras exposições e festivais no país e no exterior, apresentando seus trabalhos, habilidades e conhecimentos no campo da caligrafia árabe e ornamento.
Fonte: museudaimigracao.org.br/