São Paulo, 2 de maio de 2022 – A festa de Eid-Al-Fitr – mais conhecido como Festa do desjejum – é um feriado muito importante para os muçulmanos em todo o mundo, porque marca o fim do Ramadan – mês islâmico do jejum, iniciado no dia 02 de abril e finalizado ontem dia 1 de maio. Durante todo este período, os religiosos se abstiveram de comida e bebida entre o nascer e o pôr-do-sol.
Os muçulmanos celebram o Eid Al-Fitr com uma oração congregacional conhecida como “Salat Al Eid” em árabe. Durante as comemorações, os muçulmanos se reúnem em mesquitas ou espaços abertos e oferecem orações. As orações são seguidas por um sermão, no qual pedem perdão, misericórdia e paz para todos os seres do mundo.
Outra ação realizada é o Zakat al-Fitr, é uma forma de agradecer à Allah pela vida, pela saúde e bênçãos recebidas, além de compartilhar o alimento com os menos favorecidos neste dia tão importante, para que estas pessoas possam comemorar com sua família. Ao todo, o Centro de Divulgação do Islam para América Latina em parceria com HHRD – Helping Hand for Relief and Development doaram 800 cestas básicas e duas toneladas de frango em todo o país.
Durante as comemorações de hoje é uma tradição usar roupas novas e entoar um louvor chamado de takbeer.