Cdial participa da conferência internacional 2022 sobre “Unidade Islâmica: Conceito, Oportunidades e Desafios”

0
97

São Paulo, 9 de maio de 2022 – Durante os dias 8 e 9 de maio, o CDIAL – Centro de Divulgação do Islam para América Latina – representado pelo seu presidente, Ahmad Ali Saifi, e o CEO da CDIAL Halal, Ali Saifi, participaram da Conferência Internacional sobre “Unidade Islâmica: Conceito, Oportunidades e Desafios, realizado pelo Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas (TWMCC), no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

De acordo com os presentes, o evento – patrocinado pelo Sheikh Nahyan bin Mubarak Al Nahyan, ministro da Tolerância e Coexistência – trouxe a reflexão e a conscientização da importância da comunidade muçulmana para o mundo. Sheikh Nahayn elogiou aos participantes de mais de 150 países as presenças de pensadores da nação islâmica de alto nível que, com seus pontos de vista e intervenções, expuseram pensamentos sérios e comprometidos, ampla experiência com a realidade, a história e o futuro nas sociedades muçulmanas.

Foram mais de 100 trabalhos acadêmicos apreciados durante a conferência, que exploraram a história da unidade islâmica e seus efeitos em todos os aspectos da vida, bem como seu papel no estabelecimento da civilização humana e as circunstâncias históricas que levaram ao declínio na compreensão da unidade islâmica e os equívocos em seu em torno. “A unidade islâmica criou uma civilização pioneira que contribui para o avanço da humanidade, nas áreas sociais e culturais, principalmente na ciência, artes, literatura, filosofia, arquitetura, matemática, medicina e música”, ressalta o presidente do TWMCC, Ali Rashid Al Nuaimi.

Para o CEO da CDIAL Halal, as entidades, que palestraram durante a conferência, trouxeram uma visão ampla da importância de nossa comunidade para o mundo. Foram dois dias de muita reflexão, de esclarecimentos, de conhecimento e de aprendizado. “Temos a consciência de que o mundo será melhor se realmente formos unidos, regados de pensamentos positivos, tivermos união e valorizarmos mais os seres humanos. É importante lembrar que, hoje, o Islã é um conjunto valores embasado na justiça, liberdade, numa vida digna para todos, progresso e na prosperidade para toda a sociedade mundial”, ressalta o CEO da CDIAL Halal.

Em seu discurso iniciando os trabalhos do Congresso, o Dr. Ali Rashid Al Nuaimi, presidente do TWMCC, disse que a “questão da unidade islâmica sempre foi um dos principais tópicos que os estudiosos muçulmanos vêm examinando desde o século 20, e começou a ressurgir na era moderna com a ascensão dos movimentos anticoloniais.”

“A unidade islâmica criou uma civilização pioneira que contribuiu para o avanço da humanidade e moldou a unidade social e cultural do mundo islâmico, acrescentou, destacando os grandes avanços feitos pelo mundo islâmico nos campos da ciência, artes, literatura, filosofia, arquitetura, astrologia, matemática, medicina e música.”

A seguir, salientou que a “unidade cultural que perdurou e continuou a abranger vários povos e civilizações, servindo de modelo e promotora de séculos de pluralismo, convivência e diálogo e intercâmbio cultural.”

Al Nuaimi explicou que a conferência discutirá cerca de 100 trabalhos acadêmicos e contará com palestras e palestras sobre o tema principal. Além disso, participarão 105 palestrantes de vários países, incluindo representantes de organizações religiosas, políticas e acadêmicas, além de vários presidentes, primeiros-ministros, grão-muftis, acadêmicos, diretores de universidades, professores, especialistas, intelectuais e pesquisadores.

Dentre os diversos palestrantes, destacam-se: Sheikh Abdullah Bin Bayyah, presidente da Fatwa Council dos Emirados Árabes; O Ministro de Assuntos Islâmicos do Egito, Dr. Mohamed Mokhtar Gomaa, Sheikh Ahmed Al-Haddad, diretor do Departamento Ifta em Dubai e membro do Conselho da Sharia Fatwas dos Emirados Unidos; Sheikn Habib Ali Al-Jafri, presidente da Fundação Tabah de Abu Dhabi, Dr. Qutb Sano, Secretário-geral da Academia Islâmica Fiqh em Jeddah; Dr. Mohamed Ben Issa, ex-Ministro das Relações Exteriores do Marrocos; e Sheikh Saleh bin Abdullah bin Humaid, conselheiro da Corte Real Saudita e Imam da Grande Mesquita. e demais entidades de diversos países como Indonésia, Egito, Turquia, Paquistão, Malásia, Síria, Marrocos, Mauritânia, Iêmen, Tunísia, Bósnia, Sudão, Albânia, Sérvia, Jidá, Tailândia, Nepal, Suíça, Itália, Austrália, África do Sul, Estados Unidos e outros.