Muçulmanos, judeus e cristãos oram juntos pela Paz

0
954

A frase “‘a paz esteja convosco’ é comum a estas três religiões”, afirmou o imam da mesquita, David Munir, na pregação que antecedeu a oração pela paz, acrescentando em seguida: “O Senhor é único e é o que dá e tira a vida”. “Tu és a paz. Aceita os nossos pedidos e que o nosso país seja um exemplo. Senhor nosso abençoa o nosso país, a nossa sociedade e protege-nos de todos os males”, disse o imam ao concluir a prece.

O presidente da comunidade islâmica de Lisboa, Abdol Valkil, também usou da palavra para afirmar que “todos os muçulmanos que amam e respeitam o Profeta Muhammad ﷺ, tal como respeitam todos os outros profetas e mensageiros de Deus, Abraão, Moisés e Jesus, filho de Maria, ficamos sempre tristes quando são dirigidos atos ou palavras ofensivas aos profetas e mensageiros de Deus”.

“Os ensinamentos do nosso Profeta Muhammad ﷺ são de paciência, tolerância, gentileza e misericórdia sem limites, de forma nobre e digna, virtude que fazem parte do seu nobre caráter, e que se deverá refletir nas nossas reações”, disse Valkil.

À margem da cerimónia, o presidente da comunidade judaica em Lisboa, José Oulman Bensaúde Carp, disse que “são mais as coisas que unem os três credos do que as que dividem”. O líder judaico referiu, entre outros pontos em comum com os cristãos, o Velho Testamento, e a coincidência de muitas datas festivas, “apesar de significado diferente”, e, com os muçulmanos, várias práticas, como a de abate dos animais, por degolação, e a forma de os preparar, a gastronomia, assim como o fato de ambos não comerem porco. “Os muçulmanos antes de orarem lavam as mãos e os pés, os judeus lavam as mãos, mas os antigos também lavavam os pés”, disse.

O padre católico João Nogueira sublinhou o fato de esta “oração pela paz” ser realizada “dentro da identidade de cada religião”. O ato é uma iniciativa do presidente da Junta de Freguesia de Campolide, André Couto. Esta sexta-feira, dia de oração para os muçulmanos, rezou-se na Mesquita central de Lisboa, no sábado, dia de descanso para os judeus, reza-se na Sinagoga, em que oficiará o rabi Eli Rosenfeld, e, no domingo, ora-se na Igreja de Santo António de Campolide, em que oficiará o padre João Nogueira.