Louvado seja Allah, que estabeleceu épocas para a obediência durante as quais muito se faz de benéfico, feliz é quem aproveita essa oportunidade e não a deixa passar. Entre essas épocas virtuosas encontra-se a dos dez primeiros dias do mês de Dhul-Hijjah.

São dias em que o Mensageiro de Allah (ﷺ) atestou que são os melhores dias do mundo. Ele estimulou as pessoas a praticarem bons atos durante eles com muitos atos benéficos e virtuosos. Devemos receber esses dias e aproveitá-los, nessa mensagem há uma evidência a respeito das virtudes dos dez primeiros dias de Dhul-Hijjah e os méritos dos atos durante eles. No alcorão é mencionado a respeito do Dhul Hijjah (segundo sábios islâmicos).

“Pela aurora, e pelas dez noites.” (Alcorão 89:1-2)

Entre os atos recomendáveis temos:

Como Recebemos os Dez Primeiros Dias de Dhul-Hijjah?

  • 1. COM ARREPENDIMENTO SINCERO:

É dever do muçulmano receber as épocas de obediência em geral com sincero arrependimento e com a resolução de retornar a Allah, pois no arrependimento reside a salvação do servo neste mundo e no outro. Allah, exaltado seja, diz:

“Ó crentes, voltai-vos todos, arrependidos, a Allah, a fim de que vos salveis!” {Alcorão 24:31}

  • 2. A DECISÃO SINCERA DE APROVEITAR ESSES DIAS:

É recomendado ao muçulmano a se preocupar em aproveitar esses dias com boas obras e bons conselhos. Quem decidir fazer algo, Allah irá ajudá-lo e lhe preparar os meios que irão ajudá-lo a completar seu ato. Allah, exaltado seja, diz:

“Àqueles que diligenciam por Nossa causa, encaminhá-los-emos pela Nossa senda” {Alcorão 29:69}

  • 3. AFASTAR-SE DAS DESOBEDIÊNCIAS:

A obediência aproxima as pessoas de Allah, exaltado seja, a desobediência causa o afastamento de Allah. Se você deseja o perdão pelos pecados, tenha o cuidado de não cometer desobediências nesses e nos outros dias. Quem souber o que pedir, ficam fáceis para ele todos os seus esforços. Portanto, irmão muçulmano, aproveite a oportunidade de utilizá-los antes que se arrependa de ter perdido essa excelente a oportunidade.

A Preferência Dada aos Dez Primeiros Dias de Dhul-Hijjah

  • 1. ALLAH, EXALTADO SEJA, JUROU POR ELES:

Quando Allah jura por algo isso indica a grandeza e preferência daquilo, por que o Grandioso só jura pela grandiosidade. Allah, exaltado seja, disse:

“Pela aurora, e pelas dez noites.” {Alcorão 89:1-2}

As dez noites são as primeiras de Dhul-Hijjah na opinião dos exegetas e dos antecessores. Ibn Kassir disse, em sua exegese: É a verdade.

  • 2. SÃO OS DIAS MENCIONADOS EM QUE ALLAH ESTABELECEU A INVOCAÇÃO DO SEU NOME:

Ele diz:

“e invocarem o nome de Allah, nos dias mencionados.” {Alcorão 22:28}

É consenso entre os teólogos muçulmanos que os dias mencionados são os dez primeiros dias do mês de Dhul-Hijjah, entre eles Ibn Umar e Ibn Abbás (رضي الله عنهم).

  • 3. O MENSAGEIRO DE ALLAH (ﷺ) ATESTOU QUE SÃO OS MELHORES:

Jábir (رضي الله عنه) relatou que o Profeta (ﷺ) disse: “Os dias mais preferidos do mundo são os dez dias – ou seja, os dez primeiros dias de Dhul-Hijjah -.” (tradição narrada por Bazar e Ibn Hibban e atestado por Albáni)

  • 4. NELES CAI O DIA DE Arafah:

O dia de Arafah é o dia principal da peregrinação, o dia do perdão dos pecados, o dia de se libertar do fogo do Inferno. Se não houvesse nos dez primeiros dias de Dhul-Hijjah mais do que o dia de Arafah, isso seria suficiente. (falamos da virtude do dia de Arafah e a orientação do Profeta (ﷺ) no Mensagem da Peregrinação: “O Hajj (peregrinação) é Arafah”.

  • 5. NELES CAI O DIA DO SACRIFÍCIO:

É o dia mais preferível do ano para alguns teólogos muçulmanos. O Profeta (ﷺ) disse: “O mais importante dia para Allah é o Dia do Sacrifício, então o dia seguinte.” (Tradição narrada por Abu Daúd, por Nassá’i e foi atestado por Albáni)

  • 6. A REUNIÃO DOS PRINCIPAIS RITUAIS DURANTE ELES:

Alháfiz Ibn Hijr disse em seu livro: “Al Fath”: “Parece que a distinção dos dez primeiros dias do mês de Dhul-Hijjah provém da reunião dos principais rituais neles como a oração, o jejum, a caridade e a peregrinação. Não acontecem em conjunto em outra época além dessa.”

A Virtude dos atos durante os dez primeiros dias de Dhul-Hijjah

Ibn Abbás (رضي الله عنه) relatou que o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: “Não há dias durante os quais as ações virtuosas comprazam tanto a Allah como nos primeiros dez dias de Dhul- Hijjah.” Os Companheiros perguntaram: “Ó Mensageiro de Allah, nem mesmo (é mais meritório) o lutarmos – empreendermos o jihad – em nome de Allah?” Respondeu: “Não, nem mesmo o jihad em nome de Allah, a não ser que se dê o caso de uma pessoa marchar para o jihad com sua vida e sua propriedade, e voltar sem ambas (ou seja, constituir-se num mártir do jihad).” (Tradição narrada por Bukhari)

Abdullah Ibn Umar (رضي الله عنه) relatou que um dia estava com o Mensageiro de Allah (ﷺ) e foi perguntado a respeito das boas obras. Disse: “Não há dias melhores para se praticar boas ações do que os dez primeiros dias de Dhul-Hijjah.” Os companheiros perguntaram: “Nem o jihad pela causa de Allah, ó Mensageiro de Allah?” Respondeu: “Nem o jihad, a não ser que a pessoa saia com a sua vida e seus bens pela causa de Allah e perde a vida durante ele.” (Narrada por Ahmad e o Albáni verificou a sua corrente de narradores)

Tanto essas duas tradições como outras indicam que toda boa ação praticada durante os dez primeiros dez dias de Dhul-Hijjah é mais preferida para Allah do que a própria vida da pessoa. Se o ato é preferido por Allah, então, é mais meritório. As duas tradições indicam, também, que o praticante das boas ações durante esses dez dias é mais preferível do que quem luta pela causa de Allah e retorna ileso. Que as obras praticadas durante os dez dias de Dhul-Hijjah são duplicadas, sem exceção.

Entre os atos recomendados durante os dez dias de Dhul-Hijjah:

Irmão muçulmano, está evidente para você que as virtudes dos atos praticados nos dez primeiros dias do mês de Dhul-Hijjah será fruto de uma grande recompensa no dia do Juizo final. Que essas épocas são dádivas e graças de Allah para com Seus servos. Que são uma oportunidade importante que deve ser aproveitada. Portanto, você deve dar uma atenção especial a esses dez dias e se empenhar na obediência a Allah. Deve praticar boas obras durante eles. Essa foi a prática dos nossos antecessores durante essas épocas. Abu Suman Annahdi diz: “Eles engrandeciam três grupos de dez dias: Os dez últimos dias de Ramadan, os dez primeiros dias de Dhul-Hijjah e os dez primeiros dias de Muharram.”

Dentre os atos recomendados durante os dez dias de Dhul-Hijjah citamos as seguintes:

  • 1. Praticar os rituais do Hajj (peregrinação) e Umrah (visita):

É a melhor coisa que se faz nesses dez primeiros dias de Dhul-Hijjah. Aqueles que Allah facilitar cumprir a peregrinação ou a Umrah como é exigido, a sua recompensa será o Paraíso. O Profeta (ﷺ) disse: “A Umrah Expia os pecados até a Umrah seguinte. A peregrinação aceita terá como recompensa o Paraíso.” (Tradição narrada por Bukhári e Musslim)

A peregrinação aceita é que está de acordo com a orientação do Profeta (ﷺ), que não é misturada com pecado, ostentação ou fama, ou luxúria ou abusos, repleto de boas obras e bons atos.

  • 2. O Jejum:

Entre no tipo de bons atos, ou melhor, o mais preferível. Allah o destinou a Si Mesmo por causa de sua grandiosidade e valor. Disse, exaltado seja no Hadice qudsi: “Todo ato pertence ao filho de Adão menos o jejum. Ele é Meu e Eu recompenso por ele.” (Tradição narrada por Bukhári e Musslim)

O Profeta (ﷺ) designou o dia de Arafah dentre os dez dias de Dhul-Hijjah para lhe ser dada maior atenção. Ele mostrou a recomendação de seu jejuar durante ele, dizendo: “O jejum no dia de Arafah é contado como se expiasse os pecados do ano anterior e do posterior” (Tradição narrada por Musslim)

É sunnah que o muçulmano jejue no dia 9 de Dhul-Hijjah, porque o Profeta (ﷺ) incentivou a prática do bem durante ele como é recomendado o jejum do décimo dia. O Imam Nawawi disse: “O jejum durante eles é extremamente recomendável.”

  • 3. Pratica das Orações:

São os mais belos atos e mais meritórios. Por isso, o muçulmano deve cumpri-las em seus devidos tempos em congregação. Deve praticar muitas orações voluntárias durante esses dias. É a melhor forma de se aproximar de Allah. O Profeta (ﷺ) disse narrando o que Allah diz a respeito disso: “O servo continua se aproximando de Mim com as orações voluntárias até Eu amá-lo.” (Tradição narrada por Bukhári)

  • 4. O Pronunciar o Takbir, o Tahmid, o Tahlil e o Zikr:

Ibn Umar (رضي الله عنه) relatou que o Profeta (ﷺ) disse: “Não há dias mais importantes para Allah do que os dez primeiros dias de Dhul-Hijjah. Durante eles as boas obras são mais preferidos por Ele do que as praticados em outros dias. Portanto, devem pronunciar muito o Tahlil, o Takbir, o Tahmid” (Tradição narrada por Ahmad).

Bukhári disse que Ibn Umar e Abu Huraira (رضي الله عنهم) costumavam sair para o mercado, nos dez dias de Dhul-Hijjah e entoavam o Takbir e as pessoas entoavam o Takbir seguindo o exemplo deles. Disse, também: “Ibn Umar (رضي الله عنه) costumava entoar o Takbir em sua tenda em Mina. Os que estavam na mesquita o ouviam e entoavam também o Takbir. O mesmo faziam os que estavam nos mercados ao ponto de Mina tremer. Ibn Omar costumava entoar o Takbir em Mina, naqueles dias, após as orações, no leito, na sua tenda, quando sentado, quando andando em todos aqueles dias.”

É meritório que o muçulmano entoe o Takbir com voz alta nesses dias. Deve evitar o Takbir coletivo, pois isso não foi narrado que o Profeta (ﷺ) praticou, nem os sucessores. É sunna que cada um o faça individualmente.

  • 5. Udhiyah (sacrifício):

Uma das boas obras que aproximam uma pessoa a Allah nesses 10 dias é oferecer o sacrifício e procurar um animal bom e gordo e despender dinheiro nele pela causa de Allah. O Profeta (ﷺ) disse: “O mais importante dia para Allah é o Dia do Sacrifício, então o dia seguinte.” (Tradição narrada por Abu Daúd, por Nassá’i e foi atestado por Albáni).

  • 6. Caridade:

Está incluída nas práticas das boas obras que é recomendável que o muçulmano faça muita caridade durante esses dias. Allah incentiva a sua prática, dizendo:

“Ó crentes, fazei caridade com aquilo com que vos agraciamos, antes que chegue o dia em que não haverá barganha, amizade, nem intercessão alguma. Sabei que os incrédulos são injustos.” {Alcorão 2:254)

O Profeta (ﷺ) disse: “Nenhuma caridade reduz os bens da pessoa”. (Tradição narrada por Musslim).

Há outros atos que devem ser muito praticadas durante esses dias, além do que já citamos:

Recitação e ensinamento do Alcorão, pedido de perdão, honrar os pais, o relacionamento com os parentes, espalhar a saudação, alimentar as pessoas, conciliar entre as pessoas, ordenar a prática do bem e coibir a prática do mal, conservação da língua e dos órgãos, ser benevolente com os vizinhos, ser generoso com o hóspede, gastar pela causa de Allah, remover as coisas danosas do caminho, sustentar a esposa e os filhos, ser responsável pelos órfãos, visitar os doentes, auxiliar os irmãos, pedir paz e graça de Allah para o Profeta (ﷺ), não injuriar os muçulmanos, ser bondoso com o rebanho, relacionar-se com os amigos dos pais, fazer súplicas pelos irmãos ausentes, restituir as confianças depositadas, ser fiel à promessa, ser piedoso com as tias e os tios, auxiliar o aflito, evitar as proibições de Allah, caprichar na ablução, fazer prece entre o Adhan e a Iqamah, recitação da Surata Al Kahf (da Caverna) na sexta-feira, ir às mesquitas e não faltar às orações das sextas-feiras, praticar as sunan comprovadas. Não faltar às orações dos ‘Ids no local das orações, recordar-se de Allah após a oração, ater-se aos lucros lícitos, alegrar os muçulmanos, ser piedoso com os fracos, praticar o bem e indicar a sua prática, ter o coração íntegro, abandonar o ódio e o rancor, ensinar os filhos e as filhas, cooperar com os muçulmanos na prática do bem.

Aspectos do jejum nos Dez primeiros dias de Dhul-Hijjah

Foi narrado de Hunaydan ibn Khaalid (que Allah esteja satisfeito com ele), de sua esposa, que uma das esposas do Profeta (ﷺ) disse: “O Mensageiro de Allah (ﷺ) costumava jejuar nove dias de Dhu’l-Hijjah e o dia de ‘Ashura e três dias de cada mês – a primeira segunda-feira e duas quintas.” {Narrado por Imam Ahmad, 21829; Abu Dawud, 2437; classificado como da’if em Nasab al-Raayah, 2/180, mas classificado como sahih por al-Albani.}

Com relação a jejuar no dia de Eid, isso é haraam, como indicado pelo hadith marfu’ de Abu Sa’id al-Khudri (que Allah esteja satisfeito com ele): “Ele [o Profeta (ﷺ)] proibiu jejuar no dia do (Eid) al-Fitr e no dia de al-Nahr (o dia do sacrifício, ou seja, Eid al-Adha).” {Narrado por al-Bukhari, nº 1992; Muslim, 827. Os sábios estão unanimemente de acordo que é haram jejuar nesses dias.}

As ações virtuosas nesses dez dias são melhores do que em outros. Com relação a jejum, ele deve ser feito apenas em nove deles; o décimo dia é o dia de Eid, quando é haram jejuar.

Baseado nisso, o que se entende por virtude dos dias de Dhu’l-Hijjah é jejuar nove dias apenas, ainda que eles sejam chamados dez dias.

Para maiores informações consultar Sharh Muslim de al-Nawawi, hadith nº 1176.

Artigo anteriorO EID ADHA de 2023/1444, será comemorado no dia 28 de junho de 2023
Próximo artigoHajj o Quinto Pilar do Islam