Jejuar previne contra o mal de Alzheimer e Parkinson

0
904

Jejuar dois dias por semana previne contra o mal de Alzheimer e Parkinson.

De acordo com estudos conduzidos pelo National Institute on Aging, jejuar um ou dois dias por semana pode proteger o cérebro contra doenças degenerativas como mal de Parkinson ou de Alzheimer. “Reduzir o consumo de calorias pode ajudar o cérebro, mas isso não será o bastante para oferecer uma proteção adequada,” disse Mark Mattson, líder do laboratório de neurociências do Instituto, durante o encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Vancouver.

alzheimer

“É melhor o jejum completo por um dia ou dois por semana e comer tudo o que quiser nos outros cinco dias. Do ponto de visto psicológico, descobrimos que esse é o melhor sistema. Se você sabe que pode comer o que quiser e o tanto que quiser durante cinco dias, será mais fácil ficar sem comer por um ou dois dias,” acrescentou Mattson.

A simples redução do consumo diário para 500 calorias, ou seja, alguns vegetais e chá, duas vezes por semana, seria o bastante para sentir os benefícios, segundo Mattson que também é professor de neurociências na Johns Hopkins University School de Medicina em Baltimore. Cientistas basearam suas conclusões em estudo com ratos de laboratório.

parkinson

Quando alguns ratos receberam o mínimo de calorias em dias alternados, eles viveram quase duas vezes mais do que os que se alimentaram normalmente. Mattson conclui também que o jejum completo não só é beneficial para a saúde e prolongar a vida, mas para prevenir ou adiar várias doenças que afetam o cérebro incluindo derrames.

Outra conclusão desse estudo foi a de que redução de calorias aumenta o crescimento de neurônios no cérebro o que age como proteção contra doenças como Alzheimer e Parkinson. O jejum também beneficia pessoas que sofrem com asma ou diabetes.

parkinson 1

Segundo Mattson, altos níveis de insulina são normalmente associados a uma diminuição da função cerebral e a um maior risco de diabetes. Outro resultado positivo do jejum, foi a apresentação do desenvolvimento de novas células cerebrais que mostram mais resistência ao estresse.

slide Alzheimer

A equipe de pesquisadores pretende agora estudar o impacto do jejum no cérebro usando ressonância magnética e outras técnicas. Vale lembrar que o Profeta Muhammad ﷺ (que a Paz e as Bênçãos de Deus estejam sobre ele), costumava jejuar dois dias por semana, às segundas e quintas-feiras, durante todo o ano, ou seja a mais de 1400 anos atrás o Mensageiro de Deus recomendou ao seu povo que seguisse o seu exemplo, e hoje vemos a ciência comprovando mais uma vez os benefícios desta prática.