Sheikh Khalil El Mais

0
362

Recebemos com profundo pesar, e resignação no decreto de Allah, a notícia do falecimento de Sua Eminência, Mufti de Zahle e do Bekaa, o nosso amado irmão; Sheikh Khalil El Mais.

Um dos fundadores do Al Azhar do Líbano o Sheikh Khalil El Mais foi um grande sábio e jurista islâmico, conhecido por sua gentileza, generosidade e amor ao próximo, dedicou toda sua vida em servir a religião do Islam e as pessoas, com contribuições intelectuais no mundo Árabe e Islâmico.

Neste momento o Centro de Divulgação do Islam Para América Latina, bem como o seu presidente Sr. Ahmad Ali Saifi manifestam as suas mais sinceras condolências à família e amigos pela inestimável perda. Rogamos a Allah em Sua Infinita Misericórdia, que abençoe o nosso amado Sheikh Khalil El Mais e assegure sua alma em paz e tranquilidade no Paraíso.

“E tu, ó alma em paz, retorna ao teu Senhor, satisfeita (com Ele) e Ele satisfeito (contigo)! Entre no número dos Meus servos! E entra no Meu Paraíso!” [ Nobre Alcorão 89:27-30 ]

Um Pouco da Trajetória de vida do Sheikh Khalil El Mais.

Mufti de Zahle e Al Beká’ – S. Eminência Cheikh Khalil Al Maiss

Local e data de Nascimento:
Khalil bin Muhyiddin Al Maiss nasceu em 1941 na cidade de Zahle, no distrito de Médio Beká’, filho mais novo de Mukhtar da Aldeia de Mikssi Muhyiddin Al Maiss.

Seus Estudos:

Seu pai Mukhtar Muhyiddin Al Maiss fez questão de ensinar a sua ciência da Chari’ah ao filho Khalil desde a infância nas escolas de Beirute até concluir o ensino secundário no Líbano e completar sua educação em Al-Azhar Ach-Charif, no Egito.

Obteve a escola secundária da Faculdade de Chari’a de Beirute em 1963. Obteve o diploma na lei islâmica de Al-Azhar, no Cairo, em 1967 grau de mestrado em Direito Comparado na Universidade Al Azhar no Cairo em 1969.

O jovem Alimo retornou do Egito em 1972, com a ciência forense especializado em jurisprudência e em doutrinas. A estrela do Sheikh Khalil Al Maiss brilhou desde o seu retorno, conseguindo ingressar no Conselho Legislativo Supremo e foi nomeado membro do mesmo em 1975.

Suas Atividades:

Sheikh Khalil Al Maiss contribuiu no estabelecimento de Azhar do Líbano e foi nomeado seu Reitor.

Em 1985, Cheikh Khalil Al Maiss foi nomeado o Mufti de Zahle a província de Beká’. No mesmo ano fundou o Azhar de Beká’, no planalto de Akramiya na cidade de Majdal Anjar.

Sua Eminência o Mufti contribuiu para o desenvolvimento do Azhar de Beká’ e em seguida, transformá-lo em instituições de Beká’ após a abertura da Universidade Azhar de Beká’ em 2003.

Sua Carreira:

Membro do Conselho Supremo Islâmico desde 1975
Administrador do Azhar do Líbano de 1969 a 2007.
Foi designado Mufti de Beká’a em 1985
Criou o Azhar de Beká’ em 1985

Presidente do Fundo do Zakat no Beká desde 1986

Suas Funções:

É o Mufti da província de Beká’ desde 1985. Fundador do “Azhar Beká’” a maior instituição legislativa Islâmica do Líbano, que inclui estágios de estudo de Ensino fundamental, médio e superior, masculino e feminino.
É Membro representante do Líbano perante a Academia Islâmica da Organização da Conferência Islâmica em Jeddah.
Professor Palestrante da Faculdade da Lei Islâmica em Beirute. Ele também exerce a função de professor palestrante do Instituto Superior de Estudos Islâmicos da Associação Caritativa islâmica (Mkassid).
Supervisor das teses de mestrado sobre a Jurisprudência Comparada na Universidade Islâmica de Beirute e do Instituto Superior de Estudos Islâmicos.
Participou de vários Congressos científicos especializados em países árabes e muçulmanos, bem como de muitas palestras e muitos seminários. Autor de uma série de livros importantes sobre a Jurisprudência Hanafita. Escreveu muitas pesquisas científicas (Jurisprudência e Teologia).