1º Encontro de Jurisprudência Islâmica

678
0

Nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2013, aconteceu no Hotel Del Verde, em Itapecerica da Serra, o 1º Encontro de Jurisprudência Islâmica Para a Comunidade Muçulmana do Brasil.

Nele irmãos e irmãs puderam usufruir do conhecimento dos sheikhs para analisarem, avaliarem e descobrirem de que forma podem aplicar a Chariah em suas vidas para melhorar a sua conduta social, pessoal e com Deus.

A seriedade na observância da boa conduta foi algo recorrente em todas as palestras visto que o bom exemplo e o comprometimento no seguimento do Alcorão e da sunnah do Profeta Muhammad (صلى الله عليه وسلم) se tornam um dos melhores meios para se divulgar o Islam, já que esse rege todas as ações da vida de um muçulmano.

Palestras que puderam abordar aos mais diferentes aspectos da Chariah foram feitas pelos sheikhs enviados pela Universidade Islâmica Rei Saud da Arábia Saudita: Dr. Sheikh Abdallah Al Abdul Karim, Dr. Sheikh Khalid Al Eid, Dr. Sheikh Abdullah Al Barak. E também estiveram presentes os sheikhs convidados como palestrantes: Sheikh Mohamad Al Bukai, Sheikh Abdul Al Ghafour Badawi, Sheikh Mohammad Umamah, Sheikh Mohammad El Mughrab, Sheikh Jumma Momade.

As palestras foram divididas em módulos e com sessões abertas para que os participantes pudessem tirar as suas dúvidas com os palestrantes. Os temas abordados no encontro foram:

Sheikh Abdullah Al Barak   A Jurisprudência da Divergência e da Coalizão:
Dr. Sheikh Abdullah Al Barak
– Escrituras consensuais.
– A Evidência das Escrituras não significa o cancelamento das divergências.
– Critérios de desunião e divergências.
– Meios que conduzem ao acordo.
– Equidade para com o divergente.
– Levar em consideração os benefícios e os malefícios no diálogo.
– O domínio da língua pelo dialogador para expressar a sua opinião.
     
Sheikh Khalid Al Eid   Jurisprudência Familiar:
Dr. Sheikh Khalid Al Eid                
– A importância e status da família no Islam.
– Elementos da proteção da família e a sua importância.
– O casamento e seus critérios religiosos.
– Os Direitos conjugais.
– Os Direitos dos pais sobre os filhos.
– Os Direitos dos filhos sobre os pais.
– O Divórcio e seus preceitos.
     
 Sheikh Abdallah Al Abdul Karim   Os Pilares dá Fé:
Dr. Sheikh Abdallah Al Abdul Karim
– Método de como receber a fé e a sua argumentação.
– Os Pilares da fé.
– Os Demolidores da fé.
– Expiação: Tipos, condições e suas barreiras.
     
Sheikh Hussam Al Bustani   A Jurisprudência no Brasil e suas adaptações:
Sheikh Hussam Al Bustani
– Aplicação da Chariah e como adapta-la a realidade Brasileira
     
Sheikhs Convidados
Sheikh Jumma Momade   Sheikh Mohammad El Mughrab
     
Sheikh Ahmad Khatib   Sheikh Abdul Al Ghafour Badawi
     
Sheikh Mohamad Al Bukai   Sheikh Mohammad Umamah

 

O CDIAL em nome do seu presidente Hajj Ahmad Ali Saifi agradece primeiramente a Deus, aos sheikhs palestrantes, organizadores e a comunidade muçulmana presente, esperando que seja o início de muitos outros eventos do mesmo gênero, como uma maneira de manter a cooperação e trabalho com muçulmanos brasileiros da grande São Paulo e do Brasil.

Informamos também que a equipe de Divulgação do CDIAL está pronta para qualquer ajuda necessária na realização de eventos de caráter religioso tais como: congressos, seminários, acampamentos, feiras, sermões, palestras, aulas e muito mais. Para melhoramento dos nossos trabalhos, contamos com vossas contribuições, sugestões e críticas.

Recomendações Finais

Louvado seja Deus, e que a paz e benção de Deus estejam sobre o profeta Muhammad (صلى الله عليه وسلم) e seus companheiros e seguidores. Certamente que quando Deus o altíssimo quer o bem para seu servo, abre para ele as portas do entendimento e da sabedoria sobre a Sua religião, e a partir desse conceito o Centro de Divulgação do Islam para América Latina, organizou o 1º Encontro de Jurisprudência Islâmica Para a Comunidade Muçulmana do Brasil, ao final do encontro os sábios deixaram as suas recomendações finais:

1- Deram as suas condolências ao excelentíssimo rei da Arábia Saudita pelo falecimento do príncipe Satam ibn Abdel Aziz.

2- Agradeceram ao governo do Brasil e ao seu generoso povo o qual recebeu carinhosamente a comunidade muçulmana abrindo as portas do trabalho da divulgação religiosa, e ao apoiou a comunidade neste abençoado pais.

3- Agradeceram ao governo do excelentíssimo rei da Arábia Saudita, representado pelo Ministério Superior de Educação pelo apoio deste encontro, com o envio de grandes professores e sábios das universidades da Arábia Saudita.

4- A Importância de se dar continuidade e organizar outros encontros iguais a esse, pela grande necessidade da comunidade islâmica da América Latina em relação a tais assuntos.

5- A necessidade das entidades ligadas as comunidades muçulmanas e comissões dos decretos islâmicos nos países da América Latina em se levar o ensino da jurisprudência a comunidade muçulmana.

6- Incentivar as pesquisas cientificas relacionadas aos assuntos atuais, principalmente aqueles que tenham relação com a comunidade muçulmana.

7- Incentivar a comunidade da América Latina e do mar do Caribe ao apego pelos ensinamentos islâmicos, e proteger a sua identidade islâmica, colocando-o na prática em todos os ramos da vida, e tentar destacar a imagem positiva e moderada aberta a todos da sociedade desses países através dos meios de comunicação locais.

8- Incentivar a comunidade muçulmana a dar importância especialmente no uso da língua árabe usando ela dentro da vida familiar e dentro das instituições educacionais para fixar a identidade islâmica e se consolidarem para que não se percam, e também criar programações praticas para a conscientização dos muçulmanos sobre a importância de se proteger a língua árabe que é a língua litúrgica do Islam.

9- Enfatizar a importância de se proteger as características e valores nobres do Islam aproveitando as atividades educacionais para que se crie uma geração que proteja os seus valores e a sua identidade muçulmana.

10- A importância de serem abertas mais vagas para alunos da América Latina nas universidades da Arábia Saudita, pela influência cientifica e religiosa que exerce sobre essas comunidades muçulmanas.

Os participantes agradecem o Centro de Divulgação do Islam para a América Latina, principalmente ao seu presidente Hajj Ahmad Ali Saifi por organizar e facilitar a participação de todos, e pela generosidade para com todos os participantes do encontro. Também agradecermos a Universidade do Rei Saud pelo seu apoio com a participação dos membros do corpo docente, dentre eles o Prof. Dr. Abullah ibn Saleh AL Barak, o Dr. Khaled ibn Abdullah Al Eid e o Dr. Abdullah ibn Omar A Abdullah Karim entre outros excelentíssimos sheiks sábios dentro do brasil, principalmente o excelentíssimo Sheikh Mohammad Al Mughrabi, representante religioso para Dar Al Fawa Fil Barazil.

Artigo anterioriHH iNSANI YARDIM VAKFI visita o CDIAL
Próximo artigoSeja positivo!