Arábia Saudita inicia expansão da mesquita de Makkah

0
44

O rei Abdallah bin Abdul Aziz Al-Saud lançou no ano de 2011, a maior expansão da história da grande mesquita de Makkah, que ira aumentar a sua capacidade para mais de 2,5 milhões de pessoas com custo de 80 bilhões de Rial Saudita.

O plano para a expansão, que atingirá uma área de 500 quilômetros quadrados, surge como forma de melhorar as condições dos peregrinos que visitam a cidade sagrada. Atualmente a cidade recebe em torno de quase 7 milhões de peregrinos e com o término das obras a cidade poderá receber 10 milhões de peregrinos .

“Allah abençoou a Arábia Saudita com as cidades sagradas de Makkah e Madina e a sua generosidade dever ser retribuída com dever e honra pelo país”, afirmou o rei Abdallah. “Estamos a agir de acordo com a responsabilidade religiosa do país. Pretendemos expandir a mesquita Masjid al-Haram (Makkah) e realizar vários melhoramentos na mesquita Al-Masjid al-Nabawi (Madina). É nosso dever perante Allah”, conclui o rei Abdallah.

A Grande Mesquita recebe anualmente mais de seis milhões de peregrinos que vão a Makkah cumprir com o quinto pilar do Islam (Al-Hajj), e o foco da transformação é modernizar uma das cidades mais antigas da região, dando conforto e praticidade aos peregrinos, a primeira fase do projeto será concluída para o mês de Ramadan do ano de 2012.

Sendo que o prazo final das obras esta programado para o ano de 2014. As obras também serão estendidas a cidade de Madina, com a construção de um novo aeroporto internacional, e um sistema moderno de trens que ligará as duas cidades, além da ampliação da malha viária, construção de novos banheiros, estacionamentos, aumento do número de guarda-sol e ampliação de capacidade da área total da Mesquita para receber um milhão e duzentas mil pessoas.

Makkah abriga a Masjid al-Haram (“Mesquita Sagrada”), que é a maior mesquita do mundo e o local mais sagrado do Islam. Foi construída em volta da Kaaba, para o qual todos os muçulmanos se voltam ao fazerem suas orações diárias. Esta mesquita também é chamada de Haram ou Grande Mesquita.

O projeto de expansão incluirá passarela de pedestres, mais locais à sombra para proteger os fiéis do sol com um sistema de guarda-sol automático que será acionado nos horários de pico do sol, um novo sistema de ar condicionado, um sistema moderno de câmeras, a ampliação dos hospitais de emergência para atender os peregrinos e uma rede moderna de trens de alta velocidade para facilitar a locomoção dos milhões de peregrinos que visitam a cidade todos os anos.

A Arábia Saudita investiu bilhões de dólares nos últimos anos na segurança e conforto para os peregrinos que vão a Makkah cumprir suas obrigações religiosas do Hajj e da Umrah. Estima-se que a cidade será capaz de acomodar 10 milhões de peregrinos uma vez que os projetos atuais estejam concluídos.