Diretor do CDIAL Ziad Ahmad Saifi, participa das comemorações pelo 62º Dia Nacional do Kuwait e o 32º Dia da Libertação do país

0
56

Foi comemorado em Brasília o 62º Dia Nacional do Kuwait e o 32º Dia da Libertação do país, por meio de um evento realizado pela Embaixada do Kuwait no Brasil. O Centro de Divulgação do Islam Para América Latina – CDIAL esteve representado por seu Diretor Geral, Ziad Ahmad Saifi, que na oportunidade entregou uma placa de homenagem pelas comemorações do Dia Nacional do Kuwait ao Excelentíssimo Embaixador Nasser Riden Thamer Almotairi.

Durante o evento, convidados foram recebidos para celebrar a Data Nacional do Kuwait em Brasília, no dia 15 de fevereiro. Autoridades, empresários e membros do governo brasileiro compareceram na nova sede da Embaixada do país para comemorar seu Dia da Libertação que completa, em 2023, 62 anos.

Além da presença ilustre do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, estiveram presentes membros do gabinete do Ministro de

Relações Exteriores Mauro Vieira e o Presidente de relações institucionais da Polícia Federal Valdecy Urquiza, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o Diretor do Departamento de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, o Embaixador Sidney Romero.

Al Motairi aproveitou a ocasião para anunciar a realização do Fórum Econômico Brasil-Kuwait, que deve acontecer em junho deste ano, consolidando ainda mais as relações diplomáticas de mais 50 anos com o Brasil.

Em seu discurso, o Embaixador enfatizou a importância dos direitos das mulheres no Kuwait, dos direitos humanos e dos esforços do país em ser um mediador de conflitos e de fornecer ajuda humanitária para vários países.

“O Estado do Kuwait tem se esforçado desde sua independência em 19

61 em respeitar os direitos das mulheres e capacitar o cidadão kuwaitiano para alcançar a prosperidade e uma vida decente, estabelecendo ainda um estado democrático, livre, com igualdade e justiça”, disse Al Motairi.

Almotairi disse ainda que o “Kuwait tem adotado uma política externa equilibrada, baseada no respeito aos princípios e Convenções das Nações Unidas e a não-ingerência nos assuntos internos dos Estados e no respeito às suas soberanias, aos direitos humanos, à liberdade e à autodeterminação”.

No âmbito das relações diplomáticas com o Brasil, estabelecidas em 196

8, Almotairi afirma que a amizade entre as nações se caracteriza pela confiança mútua, diálogo, trocas de visitas de autoridades, consultas políticas e cooperação em diversas áreas.

O Excelentíssimo Embaixador Nasser Riden Thamer Almotairi, aproveitou a ocasião para expressar votos de sucesso ao novo governo brasileiro e reiterar a permanente vontade do Kuwait em estreitar suas relações com o Brasil em todos os campos.