Lançamento do Projeto de Construção da Mesquita de Cascavel-PR

0
28

O Diretor-geral do CDIAL, Ziad Ahmad Saifi, participou no lançamento do Projeto da Mesquita de Cascavel, promovido pela Associação Cultural Beneficente Islâmica de Cascavel, onde ressaltou os múltiplos propósitos religiosos, culturais e sociais. Ziad Saifi, enfatizou a profunda relevância desse projeto não apenas para os muçulmanos de Cascavel-PR, mas também para a grande e diversificada comunidade muçulmana do Paraná e do Brasil.

A cidade de Cascavel irá abrigar a 15ª Mesquita do Paraná, destacando-se como uma das maiores e mais bem estruturadas do Brasil. Além de seu propósito religioso, a mesquita também se configurará como um centro cultural multifuncional. O comunicado oficial desse acontecimento ocorreu no último sábado (12), durante um almoço que reuniu inúmeros membros da comunidade islâmica e convidados.

O planejamento e a execução organizacional estão sendo dirigidos pelo Dr. Nagib Hamaoui, docente na Unioeste e presidente da Associação Cultural Beneficente Islâmica de Cascavel, juntamente com seu irmão Omar. Como um dos idealizadores, o Sr. Ibrahim Faiad deu o primeiro passo concreto nesse processo que articulou, em colaboração com o empresário curitibano Francisco Simeão Rodrigues Neto, a doação do terreno.

“A Mesquita será um amparo espiritual e assistencial importante para esse povo menos favorecido que vem dos países árabes para viver e trabalhar em Cascavel”, explicou Faiad, lembrando que a comunidade muçulmana local é composta por libaneses, sírios, palestinos, africanos e pessoas de outras etnias, além de brasileiros revertidos a religião.

Segundo a exposição feita pelos irmãos Nagib e Omar, responsáveis por apresentar o projeto e seus objetivos, a Mesquita de Cascavel terá características distintas das existentes até então. Ela não apenas proporcionará um local para orações, mas também servirá como espaço para estudos, encontros sociais, assistência comunitária e até mesmo para acomodar temporariamente muçulmanos que chegam à cidade e necessitam desse suporte.

Existem hoje no Estado do Paraná 14 Mesquitas: em Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa, Curitiba, Carambeí, Paranaguá, Maringá, Londrina, Guarapuava, Paranavaí, Loanda, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. Também existem salas de oração organizadas pela comunidade muçulmana, nas cidades de: Curitiba, Jaguapitã, Rolândia, Cruzeiro do Oeste e Cianorte, Cascavel, Toledo, Pato Branco.