Por: Abu Umar Abdus-Salam

Louvado seja Allah o Senhor do universo. Que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o Profeta ﷺ.

Esta nota foi elaborada com intuito de reparar algumas idéias falsas espalhadas no seio daqueles que desejam tornar-se Muçulmanos, de que é necessário que se faça uma declaração de conversão na presença de um ou vários imam ou cheiques, ou ainda ante um juiz. E que esta escolha deve ser confirmada e validada mediante a obtenção de um certificado oficial junto das autoridades.

De fato, torna-se imperativo esclarecer este preconceito pois que nenhuma das condições atrás citadas são obrigatórias para tornar-se muçulmano. Allah o Altíssimo, o Sábio, bem sabe o segredo dos corações. Todavia, o fato de registrar administrativamente os que se tornam muçulmanos facilitará certas diligências na vida do muçulmano, como por exemplo efetuar Hajj (peregrinação) ou Umrah (pequena peregrinação) (A Makkah cidade sagrada para os muçulmanos) é um território interdito aos não-muçulmanos e como tal tem um acesso controlado). E porque também maior parte dos países muçulmanos exigem um certificado de conversão a Islam para reconhecer/registrar os matrimônios com as mulheres muçulmanas por hereditariedade.

Um indivíduo que deseja tornar-se muçulmano sinceramente deve possuir a convicção de que Islam é na realidade a verdadeira religião revelada por Allah o Altíssimo, ao Profeta Muhammad ﷺ (que as bênçãos e paz de Allah o cubra), para a toda humanidade. Este indivíduo deve pronunciar enquanto compreendendo o significado da declaração da Fé que consiste em dizer o seguinte:

“ACH-HADU AN-LA-ILAHA ILLA-ALLAH WA ACH-HADU AN-NA MUHAMMAD RASSUL-ALLAH”

e o que significa em Português:

Testemunho que não há mais divindade que deve ser adorada além de Allah e que Muhammad é Seu Apóstolo.

Allah diz no Alcorão: (3:19): Na realidade, a religião reconhecida(aceite) por Allah é Islam. E num outro versículo (3:85): e quem quer que almeje outra religião que não seja o Islam jamais lhe será aceite e, no outro mundo, contar-se-á entre os desventurados (perdidos).

E num outro versículo (5:48) “Na verdade, revelamos-te (Ó Muhammad) o Livro (este Alcorão) com a verdade para confirmar e prevalecer sobre os (livros) anteriores.”

O Profeta ﷺ (paz e bênçãos de Allah o cubra) disse: Os fundamentos do Islam são cinco:

(1) testemunhar que não há mais divindade que merece adoração além de Allah e que Muhammad ﷺ (paz e bênçãos de allah o cubra) é Seu Apóstolo

(2) observar a oração

(3) proceder ao pagamento de zakat (imposto sobre a riqueza para benefício dos pobres e os necessitados)

(4) jejuar durante o mês de Ramadan

(5) efetuar a peregrinação à Makkah.

O simples pronunciamento da declaração da Fé não basta para que um indivíduo se torna na realidade um muçulmano. Ele deve ser sincero, e possuir conhecimento das implicações da declaração de Fé, ter a certeza no coração, ostentar amor pelo que proclamou e deve confirmá-lo através do seguimento dos ensinamentos do Alcorão e do Sunnah (o modo de vida) do Profeta Muhammad ﷺ (paz e bênçãos de Allah o cubra).

Qual é o significado da declaração da Fé? (Chahada)

ACH-HADU AN LA ILAHA ILLA ALLAH

Tornar-se prioridade compreender que a afirmação acima mencionada significa ter conhecimento, de que é obrigatório rejeitar todas as formas de adoração atribuídas a outros além de Allah. E de possuir o conhecimento de que Allah é o único que merece ser adorado pois que Ele é o Altíssimo, o Único, o Criador, o Senhor, o Mestre do Universo e do Dia do Juízo Final, Ele é Quem dá a vida e a morte, e por esta razão o ser humano deve adorar-Lhe exclusivamente.

ACH-HADU AN-NA MUHAMMAD RASSUL ALLAH

É o testemunho feito com conhecimento e certeza de que o Profeta (paz e bênçãos de Allah o cubra) é o Apóstolo de Allah e que é obrigatório e necessário seguir-lhe em conformidade com o que Allah o exaltado ordenou referindo-nos no Alcorão e no Sunnah (tradição do Profeta).

O que significa adorar Allah?

Adorar Allah significa obedecer-Lhe nas obrigações e abandonar tudo quanto nos proibiu. Há duas formas de adoração:

(1) adoração por convicção.

(2) adoração por ação. A adoração por ações prende-se com os regulamentos/ normas/ regulamentações sobre a boa utilização do corpo nos atos do culto, o lícito e ilícito seguindo os ensinamentos do Alcorão e Sunnah.

A adoração por convicção consiste em acreditar em Allah, nos Seus anjos, seus livros, Seus profetas, no Dia do Juízo Final, e na Predestinação boa ou má (todos os quais perfazem os seis pilares da Fé Muçulmana).

Esta forma de adoração é a mais importante porque é no coração onde nascem as intenções e as ações. Todas as formas de adoração na crença, a compreensão, ou as obras externas da religião que não se conformam com as ordens de Allah o Altíssimo e aos ensinamentos do Profeta Muhammad ﷺ (paz e bênçãos de Allah o cubra) jamais serão aceites.

Uma vez feita a Chahada o novo muçulmano deve tomar um banho completo, para purificar-se fisicamente das impurezas do tempo de descrença. Depois disto, ele deverá engajar-se a aprender e praticar o que Allah o exaltado prescreveu no Alcorão e no Sunnah do Profeta Muhammad ﷺ (paz e bênçãos de Allah o cubra). Allah o exaltado diz no Alcorão (2:256): “Não há imposição (coerção) quanto à religião, porque a verdade já se destacou a verdade do erro. Quem renegar a taghut (tudo que é falsamente adorado além de Allah) e crer em Allah, ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque Allah é Oniouvinte, Sapientíssimo.”

A primeira parte da testemunha(declaração) da fé: ACH-HADOU AN LA ILAH (ILLA ALLAH), implica uma rejeição de todas as formas de adorações que não foram prescritas por Allah assim como daqueles que são associados. Não devemos fazer amizade ou apoiar aqueles que contrariam a declaração da Fé seja por convicção ou por ação. Devemos manifestar a nossa oposição a eles, isto é o sentido de al Bara’. Todavia devemos envidar todos os esforços possíveis para convidar-lhes ao Islam da melhor forma possível.

ACH-HADU AN-NA MOHAMMAD RASSUL ALLAH

Esta parte da declaração da Fé significa que devemos amar e apoiar todos quantos ou quantas se engajam em obedecer por convicção ou ação às ordens de Allah e aos ensinamentos do Profeta ﷺ (paz e bênçãos de Allah o cubra) . Isto é o sentido de al-Wala’. Al Wala’ wa Al Bara’, significam amar por Allah e rejeitar por Allah. O muçulmano deve ser fiel e amar os seus irmãos da Fé, e deve separar-se emocional e fisicamente dos descrentes, rejeitar as crenças e os seus costumes.

Solicitamos ao Altíssimo para guiar-nos, abrir os nossos corações e espíritos para aceitar a verdade tal como ela se apresenta. Que a paz e bênçãos de Allah estejam com o Profeta Muhammad ﷺ, sua família e seus companheiros.

Artigo anteriorHomenagem ao Embaixador Sr. Jorge Geraldo Kadri
Próximo artigoO Alcorão e a Ciência