Virtudes da primeira dezena de Zhul-Hijjah

    647
    0

    Em no de Allah, o Clemente, o Misericordioso

    Louvado seja Allah o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o Mensageiro de Allah, seus companheiros, seus familiares e seus seguidores até ao Dia do Juízo Final.

    Virtudes da primeira Dezena de Zhul-Hijjah

    Queridos irmãos e irmãs! Já recebemos os dez dias abençoados, importantíssimos, dias contados e determinados, melhor dias da vida terrena, estamos nos referindo da primeira dezena de Zhil Hijjah … Melhores dias e mais amados por Allah, Allah Todo-Poderoso jura por eles: (Juro pela aurora, e pelas dez noites).

    Alguns sábios os consideram melhores do que os dez dias do mês do Ramadan, a maioria dos teólogos e intérpretes mais renomados do Nobre Alcorão entre eles Ibn Abbass (que Allah esteja satisfeito com eles), consideram como os dias mencionados no seguinte versículo do Alcorão Sagrado: (Para testemunhar os seus benefícios e invocar o nome de Allah, nos dias mencionados, sobre o gado com que Ele os agraciou (para o sacrifício)…). Alcorão Sagrado, 22:28.

    Portanto, temos que nos preparar para a prática de boas ações que servem de provisão durante a nossa viagem que nos levará até ao encontro com Allah o nosso Criador, abandonando sessões desvantajosas e as fofocas, porque a vida com saúde e felicidade é uma oportunidade e ganho, o desperdício disso é um prejuízo irreparável, por esta razão, apelamos a todos contra a desgraça de língua, porque ela fazer parte de demolidoras / aniquiladoras de boas ações.

    Quantas pessoas saudáveis acordam e entardecem enfermas!

    Quantas pessoas saudáveis acordam e entardecem mortas!

    O felizardo será aquele que se empenhar na prática de boas ações e, o infeliz será aquele que desperdiçar este período e desleixar na prática de boas ações.

    Saibam que haverá uma hora que cada um de nós irá ao encontro de Allah Todo-Poderoso. Então, que cada alma se prepare porque amanhã irá ao encontro do Senhor Poderosíssimo.

    Toda a vida constitui uma página que é esfolhada e, todo indivíduo é como uma flor que murcha, cai na terra e perece.

    Ações recomendáveis durante os dez dias:

    • É aconselhável durante este período a prática de boas ações tais como: Observação das orações obrigatórias, orações facultativas durante a noite, jejum, caridade, leitura do Alcorão Sagrado, recordação de Allah, imploração de perdão, arrependimento de pecados, autocrítica nos direitos do Criador, direitos alheios e entre outras ações. Os nossos antecessores se dedicavam mais nas doações e nas ajudas humanitárias.

    Segundo Ibn Abbass (que Allah esteja satisfeito com eles) narra: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Não há dias em que a ação justa seja tão agradável a Allah como nesses dias, (ou seja, os primeiros dez dias de Zhul-Hijjah)”. Perguntaram: “Ó Mensageiro de Allah, nem mesmo o Jihad pela Causa de Allah”? Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) respondeu: “Nem mesmo o Jihad pela Causa de Allah, exceto no caso em alguém sair com sua vida e suas propriedades e não retornar com nenhuma delas”. Relatado por Al-Bukhari.

    • É recomendável enaltecimento de Allah O Altíssimo a qualquer instante durante este período, começando no início do mês de Zhul-Haijjah e até os dias do sacrifício, isto é, dia 12 ou 13 de Zhul-Hijjah.

    Segundo Maimunah Bin Mahran (que Allah esteja satisfeito com ele) narra: “Alcancei pessoas que enalteciam Allah o Glorificado durante a primeira dezena de Zhul-Hijjah, parecia ondas de tanto que eles repetiam. Disse ainda: as pessoas desleixaram ao abandonarem o enaltecimento de Allah”. Relatado por Al-Marwazi.

    • É recomendável fazer Jejum durante nove dias ou alguns como umas das boas práticas narradas dos ditos do Profeta de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele).

    Observação: É recomendável fazer o jejum de reposição com esta intenção para aproveitar as virtudes deste período precioso.  Segundo Omar Bin Al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele): “Ele gostava de repor o Jejum do mês de Ramadan na primeira dezena de Zhul-Hijjah”. Relatado por Abdul Razzaq.

    A intenção no seu jejum deve para duas coisas, para reposição e para os dias de Zhul-Hijjah, porque um jejum comum inclui jejum por uma ocasião.

    Cuidado com aquilo que as pessoas postam desencorajando outros na prática de boas ações e espalhando opiniões fracas sem fundamentos.

    Convidar pessoas desejando-lhes o bem e o apego nas tradições proféticas, firmeza na sua religião, abandono de ambiguidades e tudo o que gera dúvida e aturdimento na religião causando descumprimento das ordens e proibições de Allah com argumento de que o assunto há discórdia entre os teólogos, espelhando-se de divergências e, a divergência é uma misericórdia. Saibam que a paz não se compara com nada, cumprir com as ordens de Allah Todo-Poderoso é um comércio com lucros garantidos perante Ele.

    Abandonar / deixar divergência é aconselhável diante de todos os sábios muçulmanos com a unanimidade, e é recompensado ao indivíduo que a deixa.

    Incentivar os filhos no aproveitamento dos dez dias colocando uma programação para isso, a fim de alcançar misericórdias, clemências e bênçãos dentro das nossas casas e nas nossas vidas.

    Dentre as práticas mais importantes durante este período de dez dias é, perdoar, cumprimentar, fazer / fortalecer a irmandade, deixando mágoa, desavença e procurar a reconciliação entre as pessoas que esteja em briga. Acordem ó beligerantes / adversários.

    Como podem recebe esses dias preciosos e vossas ações forem elevadas para Allah Todo-Poderoso enquanto estão em desavença / briga?!

    Acordem de ego da vitória pessoal, teimosia e petulância antes de lamentação e partida rumo ao Dia de Ressurreição. Temos um encontro com Allah o Altíssimo, por isso, purifiquem vossos corações, limpem vossos âmagos, implorem refúgio a Allah contra o rancor, Satanás e superação dos homens. Sejam sutis para com vossos irmãos, seja primeiro a estender a mão para cumprimentar, quem estende a sua mão cumprimentando não pode ser rejeitado, atendam ao reconciliador e invocador do bem para triunfarem com a verdadeira vitória. Deixem as justificativas de lado mesmo sendo corretas ou incorretas, porque quem deixa algo por Allah, Allah Todo-Poderoso lhe dará em troca o melhor do que aquilo que ele deixou e ganhará a Sua recompensa.

    Ó casais, irmãos, vizinhos e amigos em desavença! Até quando carregarão esta briga / desavença e, porque tudo isso?

    Onde estão as nossas orações, nossos jejuns, nossas caridades e nossas recordações de Allah o Altíssimo? Por que não deixamos as desavenças, obscenidades e brigas de lado?

    Incluam nas vossas caridades e súplicas nesta dezena vossos pais, mães, irmãos, teólogos e todos aqueles que têm obrigações sobre vós.

    Para ultimar, peço a Allah Todo-Poderoso para que una aqueles que estão em briga / desavença e reconcilia os seus corações, para que nos ajude na exploração dos dez dias e nos abençoe neles, para que nos dê compreensão na religião à luz da Sunnah do nosso querido e amado Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele). Ó Allah, esteja satisfeito conosco, purifique nossos corações, limpe as nossas almas e as dos nossos filhos, rogamos a vitória para o Islam e para os muçulmanos.

    Autor:Abu Abdul Rahman (Sheikh Dr. Fahad Yahya Al-Ammaari)

    Juiz no Tribunal de Apelação da Cidade Sagrada de Makkah 

    Reino da Arábia Saudita

    Segunda-feira, 20 /07/2020 correspondente à 29/11/1441 H

    Tradutor: Juma Momade Anli

    Coordenador do Departamento de Divulgação – CDIAL

    Artigo anteriorRegras Para o Sacrifício
    Próximo artigoProjeto Udhiya 2020