Autoridades religiosas muçulmanas, a convite do CDIAL – visitam Foz do Iguaçu no Paraná

0
47

Comitiva de autoridades religiosas muçulmanas, a convite do Centro de Divulgação do Islam Para América Latina (CDIAL) – visitou Foz do Iguaçu no Paraná, na oportunidade as autoridades muçulmanas foram recebidas pelo prefeito da cidade de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro (Chico Brasileiro), no Centro de Recepção de Visitantes da Mesquita Omar Ibn Al-Khatab, o qual entregou ao presidente da Organização Internacional de Caridade Islâmica do Estado do Kuwait, Dr. Abdullah M. M. Almatouq, e ao Conselheiro da Corte Real do Reino da Arábia Saudita, Imam da Mesquita Sagrada de Makkah, o eminente Sheikh Saleh Abdullah M. Bin Humaid, os títulos de hóspedes oficiais do município.

Os títulos foram registrados sob os decretos 30.873 e 30.874, de 17 de novembro de 2022, e tais declarações consideram, entre outros pontos:

1- A assinatura do Protocolo de Intenções entre o Município de Foz do Iguaçu e o Centro de Divulgação do Islam para a América Latina – CDIAL, que visa consolidar Foz do Iguaçu como destino turístico halal, tornando-o um polo atrativo para os países muçulmanos com serviços preparados para esse público que atinge cerca de dois bilhões de pessoas no mundo;

2- A estratégia de consolidação do município enquanto atrativo do turismo halal, sendo que a aproximação de autoridades islâmicas permite estreitar as relações diplomáticas com países do Eixo Árabe-Muçulmano, alcançando o desenvolvimento da integração e da economia deste município;

Também compunham a comitiva: o Conselheiro para Assuntos Religiosos e Relações Islâmicas na Suécia, Dr. Hassene Ben Ali Moussa; o secretário do Conselheiro da Corte Real do Reino da Arábia Saudita, Dr. Bader Muqran A. Almuqayrin; a secretária do Presidente da Organização Internacional de Caridade Islâmica do Estado Kuaite, Sra. Hadeel Ahmad S. Alsabt e Ali Ahmad Saifi, Diretor Executivo da CDIAL Halal.

O prefeito da cidade de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro, diz que “com essas homenagens, queremos estreitar as relações diplomáticas com os países do eixo árabe muçulmano, para que cada vez mais o público muçulmano saiba que Foz do Iguaçu está preparada e qualificada para recebê-lo da melhor forma”.

O diretor de Assuntos Internacionais do Município, Jihad Abu Ali, responsável pela articulação do encontro entre o prefeito e as autoridades islâmicas, falou sobre a importância do turismo halal para a cidade. “O Destino Halal é uma grande oportunidade turística para Foz, com um público que atinge dois bilhões de pessoas no mundo. Preparar os estabelecimentos do segmento hoteleiro e gastronômico para serem mais receptivos a esse público, representa um grande incremento ao município, não somente econômico, mas também cultural”.

A comitiva visitou importantes pontos turísticos da cidade de Foz do Iguaçu, como as Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu e a Usina Itaipu Binacional, além da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab.