Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina e Caribe – edição 35

0
77
Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina e Caribe

Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

Assalamu Alaikum wa Rahmatullahi wa Barakatuhu.

Caros irmãos e irmãs no Islam é com grande satisfação que anunciamos a realização da 35ª edição do Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina & Caribe que acontecerá nos dias 18 à 20 de novembro de 2022.

Com a direção do CDIAL– Centro de Divulgação do Islam Para América Latina e apoio do Ministério dos Assuntos Islâmicos, Divulgação e Orientação, do Reino da Arábia Saudita, e terá como seu tema: “OS MUÇULMANOS DA AMÉRICA LATINA NO ENFRENTAMENTO AO PRECONCEITO”.

    • A sessão solene de abertura do 35º Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina & Caribe será realizada no dia 18.11.2022 às 19:00 horas.
    • A sessão de abertura das atividades do dia 19.01.2022 terá o seu início às 09:00 horas.
    • O evento acontecerá no Hotel Hilton Morumbi, situado na Av. das Nações Unidas, 12901 – Brooklin Paulista, São Paulo.

 

 

Mensagem aos Participantes do 35o Congresso Internacional
Para os Muçulmanos da América Latina e Caribe

Louvado seja Allah, Senhor dos Mundos, que diz em Seu Livro sagrado {E diga o bem às pessoas, estabeleça a oração e pague o Zakat.}, que a Paz, misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre nosso amado Profeta Muhammad, seus familiares, companheiros e seguidores.

Caros participantes, minhas saudações a cada um dos ilustres senhores e senhoras;

Cumprimento a todos os senhores e senhoras com a saudação do Islam. Que a Paz, a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre cada um de vós. Primeiramente, louvamos a Allah pelas abundantes bênçãos e agradecemos a Ele pela graça e generosidade que nos concedeu, dentre elas, a benção que é realizar este trigésimo quinto Congresso de forma presencial e aberto ao público, o que é uma honra para nós, poder estar com cada um dos senhores e senhoras, e contar com a nobre presença de sábios, estudiosos, formadores de opinião, corpo diplomático, representantes da política nacional e internacional e dos líderes religiosos de diversas crenças.

Que todos tenhamos a honra de prover para o povo brasileiro conhecimento, estudos científicos, debate de ideias, esta é uma oportunidade única de trocarmos experiências positivas com o público que nos honra com sua presença, sobre temas de interesse para nossa religião, nossa pátria e a humanidade como um todo.

Queridos irmãos e irmãs:
Não há dúvidas que o Preconceito – tema central deste Congresso – em todas as suas formas excludentes, racistas e na sua maneira de classificar as pessoas de acordo com a religião que professam ou gênero ou cor, de fato é um dos fenômenos assombrosos e perigosos que tem crescido e se espalhado no mundo. O certo e o errado se mesclam em um acumulo de fatores, circunstâncias e realidades que levaram à propagação desse fenômeno.

Queridos irmãos e irmãs:
Desde o início, o Islam fez questão de rejeitar o preconceito, sempre difundiu uma cultura de paz e amor, seja dos muçulmanos para com eles mesmos dentro de suas comunidades e nações ou dos muçulmanos para com outros credos e nações. A cultura do amor e da amizade se refletiu no comportamento dos muçulmanos para com os não-muçulmanos, na boa vontade com a que os muçulmanos convidam outros povos para que venham abraçar esta religião, que incita a compaixão até mesmo para com os inimigos. O Todo Poderoso disse no Alcorão Sagrado: “E digam o bem para o povo”.

O Profeta Muhammad, que a Paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, proibiu o preconceito e a aversão entre os muçulmanos, quando disse: “Não se odeiem, não se invejem, não se deem as costas e não cortem os laços, mas, sejam servos de Allah e irmãos”. Tanto o Profeta Muhammad – que a Paz e as Bênçãos de Allah estejam com ele – quanto os seus sucessores, os Califas – Bem Guiados – aconselharam os seus governadores a observar os princípios da boa moral e serem gentis com os povos não muçulmanos residente nas terras islâmicas. Portanto, como resultado de nossa consciência sobre o perigo da difusão do Preconceito que assola nossa sociedade, sabemos muito bem dos seus efeitos negativos sobre as comunidades muçulmanas da América Latina e também no mundo, portanto existe uma necessidade de enfrentar o fenômeno do Preconceito, confrontando-o na sua origem  e no que favorece o seu desenvolvimento, fazendo uso de todos os meios disponíveis para expurgá-lo da sociedade, bem como procurar os caminhos para identificar e corrigir o que houver de desinformação, sempre trilhando pelo caminho da moderação e do bom senso.

Senhoras e Senhores:
O papel religioso e de disseminação da religião de Allah exercido pelo Centro de Divulgação do Islam para a América Latina e Caribe teve um grande impacto na abordagem deste fenômeno que é a onda de crescimento e propagação do preconceito, foi através do trabalho realizado com orientação, conscientização e esclarecimento sobre a verdadeira imagem do Islam e demonstrando a moderação e o equilíbrio da religião islâmica que se baseia no princípio da tolerância, dialogo e respeito estabelecido pelo Todo Poderoso que diz no Alcorão Sagrado: “Diga: Ó seguidores do livro sagrado, venham para dialogar sobre aquilo que há de comum entre nós e vós“.

Senhoras e senhores:
Neste Congresso, esperamos evidenciar um confronto real ao preconceito, expor suas causas e motivos, destacar seu perigo, e como podemos nos beneficiar das pesquisas estudos e experiências para o seu enfrentamento.

Do mesmo modo, esperamos nos beneficiar das experiências do Reino da Arábia Saudita, que sempre se empenhou e realiza esforços ilimitados e de grande valor para todos nós em alcançar a estabilidade, segurança e proteção da nação Islâmica, combatendo o preconceito e o pensamento extremista que estão fundamentados nesta compreensão equivocada do Islam, através de discussões bem embasadas em argumentos e evidências.

O Ministério de Assuntos Islâmicos, Divulgação e Orientação Religiosa do Reino da Arábia Saudita tem uma grande experiência e conhecimento quanto a Disseminação da religião de Allah, atuando na supervisão de  mesquitas e centros islâmicos na América Latina e no Caribe, dando o suporte necessário no enfrentamento a onda de preconceito, com um pensamento voltado para a moderação e a correção de entendimentos equivocados sobre o Islam, e isso beneficia a todos os cidadãos e muçulmanos sinceros e honrados das comunidades muçulmanas nesses países.

Finalmente, agradecemos sua participação ativa e seu apoio contínuo, pois valorizamos os esforços de todos os estudiosos, líderes e pesquisadores que fazem parte deste Congresso, seja com contribuições científicas ou ideias e experiências em benefício das comunidades muçulmanas dos países da América Latina, os nobres senhores e senhoras têm todo o meu amor e agradecimento, parabenizo por todas as suas sugestões, recomendações e contribuições intelectuais, científicas e experiências compartilhadas durante este Congresso para alcançar os objetivos desejados, peço a Allah que tenhamos sucesso e êxito, e que Allah vos recompense com que o que há de melhor.

Que a Paz, Misericórdia e as Bênçãos de Allah estejam convosco.

Ahmad Ali Saifi
Presidente do 35o Congresso Internacional Para os Muçulmanos
da América Latina e Caribe

 

 

Os Muçulmanos da América Latina no Enfrentamento ao Preconceito

  • Objetivos Fundamentais do Congresso:

1 – Compreender o conceito de preconceito do ponto de vista linguístico, jurídico e psicológico.
2 – Explicação dos motivos que levam ao preconceito.
3 – Identificação do surgimento e desenvolvimento do preconceito nas sociedades ocidentais.
4 – Destacar a gravidade do fenômeno do preconceito e seu impacto sobre a sociedade civil da sociedade e paz social.
5 – Identificar o papel dos órgãos, instituições, centros islâmicos no enfrentamento ao fenômeno do preconceito.
6 – Contribuição no desenvolvimento de algumas estratégias e programas para o enfrentamento do fenômeno do preconceito.

  • Temas do 35o Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina e Caribe:
  • Primeiro Painel: O conceito de preconceito no Ocidente, sua origem e desenvolvimento.

Tópicos:
1 – O conceito de preconceito do ponto de vista linguístico, jurídico e psicológico.
2 – A diferença entre preconceito, aversão e racismo.
3 – O surgimento e desenvolvimento do fenômeno de preconceito no Ocidente após a tragédia de 11 de setembro.
4 – O fenômeno da islamofobia e sua relação com o preconceito.

  • Segundo Painel: As causas do preconceito, suas manifestações e seus efeitos nas sociedades:

Tópicos:
1 – Causas e manifestações de preconceito cultural.
2 – As causas e manifestações de preconceito social.
3 – As causas e manifestações do preconceito psicológico.
4 – Os efeitos do fenômeno de preconceito na sociedade cultural.
5 – Os efeitos do fenômeno de preconceito na unidade e coesão da sociedade.
6 – Os efeitos do fenômeno de preconceito na paz e na segurança social.

  • Terceiro Painel: Os esforços de agências governamentais, órgãos e centros islâmicos, universidades e instituições educacionais no enfrentamento ao fenômeno do preconceito.

Tópicos:
1 – Esforços de órgãos governamentais nos países islâmicos e nos países da América Latina e Caribe no enfrentamento ao fenômeno de preconceito.
2 – Os esforços de organizações e centros islâmicos no enfrentamento ao fenômeno de preconceito.
3 – Esforços das Universidades e Instituições de ensino no enfrentamento ao fenômeno de preconceito.

  • Quarto Painel: Desenvolver algumas estratégias e programas para enfrentar o fenômeno do preconceito.

Tópicos:
1 – Desenvolvimento de algumas estratégias por parte de órgãos, instituições e centros islâmicos nos países da América Latina e Caribe no enfrentamento do fenômeno de preconceito.
2 – Desenvolvimento de alguns programas científicos e práticos por partes das instituições de ensino, universidades e centros islâmicos no enfrentamento do fenômeno de preconceito.
3 – Apresentação de programas de paz social por parte das instituições culturais nos países da América Latina e Caribe.

 

 

Programação da Cerimônia de Abertura do 35o Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina e Caribe

Cerimônia de abertura no dia 18 de novembro de 2022 que corresponde a 24 de Rabi’ al-Akhir de 1444 do calendário Islâmico.

Horário de abertura será às 20h, horário de Brasília.

  • Recitação do Alcorão Sagrado.
  • Execução dos hinos nacionais do Brasil e da Arábia Saudita.
  • Apresentação de vídeo sobre o Centro de Divulgação do Islam Para a América Latina.
  • Leitura da mensagem do 35o Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina e Caribe.
  • Discurso de Sua Excelência Dr. Abdullah Maatouq Al-Maatouq, Presidente da Organização Internacional de Caridade Islâmica do Kuwait.
  • Discurso de Sua Excelência Dr. Mahmoud Al-Habbash, Juíz da Palestina, Conselheiro de Sua Excelência o Presidente da Palestina Mahmoud Abbas Abu Mazen para Assuntos Religiosos e Relações Islâmicas, representando as delegações participantes.
  • Discurso de Sua Excelência Sheikh Dr. Saleh bin Abdullah bin Humaid, Presidente da Academia Islâmica Internacional de Fiqh, membro do Conselho de Acadêmicos Sênior, Conselheiro da Corte Real, Imam e Orador da Mesquita Sagrada de Meca.
  • Palavra do representante das religiões presentes no Congresso.
  • Discurso do Juíz Abdul Rahman Sharqiah, representando os Divulgadores e Sábios presentes no Congresso.
  • Discurso do representante do Governo brasileiro.
  • Discurso do Embaixador do Estado da Palestina, Sr. Ibrahim Al-Zaben, Decano do Corpo Diplomático Árabe no Brasil.
  • Palavra da representante das mulheres muçulmanas.
  • Discurso de Sua Excelência Dr. Muhammad Al-Bashari, SecretárioGeral do Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas em Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos.
  • Discurso de Sua Excelência o Presidente dos Assuntos Religiosos da Turquia, Dr. Ali Erbash.
  • Discurso do Sheikh Awad bin Sabti Al-Anzi, secretário-geral do Ministério de Assuntos Islâmicos, Divulgação e Orientação no Reino da Arábia Saudita.
  • Discurso do Sr. Ahmad Ali Saifi, Presidente do Centro de Divulgação do Islam Para a América Latina e Presidente do 35o Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina e Caribe.

 

Programação das Sessões do 35o Congresso Internacional
Para os Muçulmanos da América Latina e Caribe

  • Primeira Sessão:
    Data: 19 de novembro de 2022, correspondente a 25 de Rabi’ al-Thani de 1444 do Calendário Islâmico.
    Horário: das 10h00 às 11h00.
    Presidente da sessão: Sua Excelência o Dr. Qutb Mustafa Sano, Secretário Geral da Academia Islâmica internacional de Fiqh.
    Temática da Sessão: O Preconceito no Ocidente, Sua Origem e desenvolvimento.

Tópicos:
1 – O Preconceito do Ponto de Vista Linguístico, Jurídico e Psicológico, palestrante Sheikh Ali Deeb Al-Khatib.
2 – A Diferença Entre Preconceito, Aversão, Repúdio e Racismo, palestrante Sheikh Rodrigo Rodrigues.
3 – O Surgimento e Desenvolvimento do Fenômeno do Preconceito no Ocidente Após os Acontecimentos de 11 de Setembro, palestrante Dr. Khaled Baroud.
4 – O Fenômeno da Islamofobia e Sua Relação Com o Preconceito, palestrante Dr. Salah al-Din al-Jaafarawi.
5 – O Fenômeno da Islamofobia e Sua Relação Com o Preconceito, a América Latina Como Modelo, palestrante Dr. Ahmad Abdo.
6 – O Conceito de Preconceito ao Oeste do Equador, palestrante Dr. Mahmoud Annis.

  • Segunda sessão:
    Data: 19 de novembro de 2022, correspondente a 25 de Rabi’ al-Thani de 1444 do Calendário islâmico.
    Horário: das 11h30 às 12h30.
    Presidente da sessão: Sua Excelência Dr. Abdullah Maatouq Al-Maatouq, Presidente da Organização Internacional de Caridade Islâmica.
    Temática da Sessão: As Causas do Preconceito, Suas Manifestações e Seus Efeitos nas Sociedades.

Tópicos:
1 – As Causas, Manifestações e Efeitos do Preconceito Cultural e Social, palestrante Juiz Maher Khudair.
2 – As Causas e Manifestações do Preconceito Psicológico, a Colômbia Como Exemplo, palestrante Sheikh Issa Garcia.
3 – Causas do Preconceito Psicológico e Suas Manifestações, o Brasil Como Exemplo, palestrante Dra. Salwa Omais.
4 – Razões Para o Preconceito Cultural e Social, a Venezuela Como Exemplo, palestrante Professor Kassem Tajeen.
5 – Os Efeitos do Preconceito na União da Sociedade e Sua Coesão, palestrante Sheikh Osama Al-Zahid.
6 – Efeitos do Preconceito Sobre a Paz e a Segurança Social, palestrante Juiz Younis Abdel-Razzaq.

  • Painel Sobre Jerusalém
    Temática da Sessão: Jerusalém Entre a Narrativa sionista e a Verdade Histórica.
    Sábado, 19 de novembro de 2022, correspondente a 25 de Rabi` al-Akhir de 1444 do calendário islâmico às 16:00.

Tópicos:
1 – Presidente da Sessão Dr. Ahmad Ali Saifi.
2 – Palestrante Sua Excelência Dr. Mahmoud Sidqi Al-Habbash.
3 – Palestra do Sr. Walid Rabah.

  • Terceira sessão:
    Data da sessão: 19 de novembro de 2022, correspondente a 25 de Rabi’ al-Thani de 1444 do Calendário Islâmico.
    Horário: das 18h30 às 19h30.
    Presidente da Sessão: Dr. Jihad Sammour, Presidente da Associação Nacional de Juristas Islâmicos – ANAJI.
    Temática da Sessão: As Manifestações de Intolerância Religiosa e os Meios Para Lidar com Elas.

Tópicos:
1 – A Importância dos Mecanismos Institucionais Privados e Governamentais no Combate à Intolerância Religiosa, palestrante, Dr. Omar Saleh.
2 – Sistema de Cooperação Entre Entidades Islâmicas Para Combater o Preconceito, palestrante Dra. Qamar Al-Rai.
3 – Combate à Intolerância Religiosa e ao Racismo Religioso, Como Garantir a Preservação dos Direitos Humanos Básicos, palestrante Dra. Quezia Barreto de Brito.

  • Quarta sessão:
    Data: 20 de novembro de 2022, correspondente a 26 de Rabi’ al-Akhir de 1444 do Calendário Islâmico.
    Horário: das 09h30 às 10h30.
    Presidente da Sessão: Sua Eminência Sheikh Awad bin Sabti Al-Anzi, secretário geral do Ministério de Assuntos Islâmicos, Divulgação e Orientação Religiosa do Reino da Arábia Saudita.
    Temática da Sessão: Esforços de Órgãos Governamentais, Entidades, Centros Islâmicos, Universidades e Instituições Educacionais no Combate as Ondas de Preconceito.

Tópicos:
1 – Esforços das Agências Governamentais de Países Islâmicos no Combate as Ondas de Preconceito, o Reino da Arábia Saudita e a Turquia Como Modelo, Palestrante, Dr. Hassan Musa.
2 – Esforços da FAMBRAS – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil Para Enfrentar o Fenômeno do Preconceito, palestrante Dr. Ali Hussein El Zoughbi.
3 – Esforços de Organizações e Centros Islâmicos no Combate as Ondas de Preconceito, Palestrante Dr. Abdel Hamid Metwally.
4 – Esforços das Universidades e Instituições de Ensino no Combate as Ondas de Preconceito, palestrante Dr. Muhammad Al-Qasim Al-Ruhaidi.
5 – Esforços da Mídia no Combate as Ondas de Preconceito, palestrante Dr. Muhammad Zahid Gul.
6 – Os Esforços do Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas no Combate as Ondas de Preconceito, palestrante Dr. Muhammad Al-Bashari.

  • Quinta sessão:
    Data: 20 de novembro de 2022, correspondente a 26 de Rabi’ al-Akhir de 1444 do Calendário Islâmico.
    Horário: das 11h30 às 12h30.
    Presidente da Sessão: Sua Excelência Dr. Mahmoud Sidqi AlHabbash, Juiz da Palestina, Conselheiro de Sua Excelência o Presidente Palestino Mahmoud Abbas para Assuntos Religiosos e Relações Islâmicas.
    Temática da Sessão: Desenvolvendo Estratégias e Programas Para Enfrentar o Preconceito.

Tópicos:
1 – Desenvolvimento de Estratégias de Órgãos, Instituições e Centros Islâmicos em Países da América Latina e Caribe Para o Enfrentamento as Ondas de Preconceito, palestrante Sheikh Muhammad al-Bukai.
2 – Desenvolvimento de Estratégias de Órgãos, Instituições e Centros Islâmicos no Mundo Para o Enfretamento do Preconceito, palestrante Juíz Muhammad Salih.
3 – Desenvolvimento de Programas Científicos Práticos Realizados Pelas Instituições de Ensino, Universidades e Centros Islâmicos Para o Enfrentamento as Ondas de Preconceito, palestrante Dr. Faisal Ismail.
4 – A Importância do Trabalho Voluntário das Instituições Entidades e Organismos Para o Combate as Ondas de Preconceito, palestrante Sr. Lamé Smaili.
5 – A Importância das Estratégias Desenvolvidas Pela República Árabe do Egito Para o Enfrentamento as Ondas de Preconceito, palestrante Dr. Osama Al-Azhari.
6 – A Importância das Estratégias Desenvolvidas Pela Universidade Islâmica da América Latina no Enfrentamento as ondas de preconceito, palestrante Dr. Hamada Ghazi.

  • Sessão de Encerramento
    Data: 20 de novembro de 2022, correspondente a 26 de Rabi’ al-Akhir de 1444 do Calendário islâmico.
    Horário: 13h00.

1 – Recitação do Alcorão Sagrado.
2 – Leitura da carta com as Recomendações finais do 35o Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina e Caribe.

Que Allah nos conceda o sucesso.

 

 

رسالة المؤتمر الخامس والثلاثين

الحمد لله رب العالمين القائل في كتابه المبين (وَقُولُوا لِلنَّاسِ حُسْناً وَأَقِيمُوا الصَّلَاةَ وَآتُوا الزَّكَاةَ.)، والصلاة والسلام على سيّد الحامدين والشّاكرين أفضل الأولين والآخرين محمد صلى الله عليه وعلى آله وأصحابه ومن تبعهم بإحسانٍ إلى يوم الدّين وبعد.

الحضور الكريم كلٌ باسمه ولقبه:

أحييكم جميعًا بتحية إسلامنا العظيم فالسلام عليكم ورحمة الله وبركاته، بداية نحمد الله حمدًا يوافي ما تزايد من النّعم، ونشكر له على ما أولانا من الفضل والكرم على أن مَنَّ علينا أن يُعقدَ هذا المؤتمر الخامس والثلاثين وجاهيَّا وحضوريًّا لنتشرف بلقاء هذه الوجوه الطاهرة المضيئة وهؤلاء العلماء والأئمة والباحثين النجباء ،ولنشرف جميعًا بخدمة أهل العلم والعلماء ونتداول معهم الخبرات في مواضيع تهم ديننا وأوطاننا والإنسانية جمعاء.

أيّها الأخوة الكرام:
لا شك أن ظاهرة الكراهية – موضوع هذا المؤتمر- بكل أشكالها وصورها الاقصائية والعنصريّة التي تصنّف النّاس حسب دينهم أو جنسهم أو لونهم تعتبر من الظواهر الخطيرة التي تنامت وانتشرت في العالم، ولم تنتشر أو تتصاعد لسبب واحدٍ أو دافعٍ واحدِ وإنّما لمجموعةٍ من الأسباب والدوافع اختلط فيها الحق والباطل فكانت خليط تراكمات أدّت إلى تفشّي هذه الظّاهرة.

أيها الأخوة الحضور:
كان الإسلام منذ البداية حريصًا على نبذ الكراهية ونشر ثقافة السّلام والحبّ سواءً بين المسلمين مع بعضهم البعض أو مع غيرهم من الأمم وقد انعكست ثقافة الحب والتوادّ في تصرّفات المسلمين وفي إقبال غير المسلمين على اعتناق هذا الدّين الذي يحثّ على التّراحم حتّى مع الأعداء فقال تعالى: (وَقُولُوا لِلنَّاسِ حُسْناً).

ونهى المصطفى صلى الله عليه وسلّم عن الكراهية والبغض بين أفراد المسلمين فقال: (لا تباغضوا، ولا تحاسدوا ولا تدابروا ولا تقاطعوا وكونوا عباد اللَّه إخوانًا).

وأوصى النبي صلى الله عليه وسلم ومن بعده الخلفاء الرّاشدين قادة الجيش أن يراعوا مبادئ الأخلاق الحسنة وأن يستوصوا بأهل الذمَّة خيرًا. لذلك ونتيجة لإدراكنا هذا الخطر من ظاهرة الكراهية وآثارها السلبيّة على مسلمي أمريكا اللاتينية ودول العالم وضرورة مواجهتها، ولعله لا سبيل للمواجهة الحقيقية لها إلا بمواجهة أصلها وتطوير وسائل متطورة لتصحيح المفاهيم المغلوطة والسّعي بكل السبل علمًا وعملًا لكشف الضّلال والفهم الخاطئ.

الحضور الكريم:
إنّ الدور الديني والدّعوى إلى الله الذي يقوم به مركز الدعوة الإسلامية في أمريكا اللاتينية ودول البحر الكاريبي له الأثر الكبير في التّصدّي لظاهرة الكراهية من خلال الإرشاد والتوعية وتوضيح الصورة الحقيقية للإسلام وبيان وسطية الدين واعتداله على مبدأ قوله تعالى (قُلْ يَا أَهْلَ الْكِتَابِ تَعَالَوْا إِلَىٰ كَلِمَةٍ سَوَاءٍ بَيْنَنَا وَبَيْنَكُمْ).

أيها السيدات والسّادة الأفاضل:
إنّنا نتطلع في هذا المؤتمر إلى مواجهة حقيقية لظاهرة الكراهية من خلال إظهار أسبابها ودوافعها وإبراز خطورتها والاستفادة من أبحاثكم وتجاربكم للتصدي لها. كما أنّنا نتطلع إلى استغلال خبرات المملكة العربية السعودية التي نُثمِّنُ عاليًا جهودها في تحقيق الاستقرار والأمن والأمان من خلال مواجهة ظاهرة الكراهية والفكر المتطرّف القائم على مُحاجّة هذه الظَاهرة بالفكر والحجّة.
وإنّ وزارة الشؤون الإسلامية والدعوة والإرشاد في المملكة العربية السعوديّة لها تجاربها وخبراتها كبيرة في الدعوى إلى الله والإشراف على المساجد والمراكز الإسلامية في أمريكا اللاتينية ودول البحر الكاريبي حيث المواجهة والتصدي لظاهرة الكراهية بالفكر الثاقب وتصحيح الأفكار المغلوطة، وهذا يلمسه كل مواطن ومسلم مخلص شريف من الجاليات المسلمة في هذه الدّول.

وأخيرًا نشكر لكم مشاركتكم الفاعلة ودعمكم المتواصل والمستمرّ وإننا إذ نُثَمِّن جهود كل العلماء والأئمة والباحثين في هذا المؤتمر سواء بإسهامات علمية أو أفكار وخبرات بما يعود بالنّفع على الجاليات المسلمة في دول أمريكا اللاتينية فلكم مني كل الحبّ والثناء، وأرحب بجميع مقترحاتكم وتوصياتكم وإسهاماتكم الفكريّة والعلمية والعمليّة من خلال توصيات هذا المؤتمر حتى نصل إلى الأهداف المرجوّة، سائلًا الله لكم التوفيق والنّجاح، وجزاكم الله عنا خير الجزاء.

والسلام عليكم ورحمة الله وبركاته.

أخوكم

أحمد علي الصيفي
رئيس مركز الدعوة الإسلامية لأمريكا
اللاتينية ودول البحر الكاريبي

مسلمو أمريكا اللاتينية في مواجهة ظاهرة الكراهية

أهداف المؤتمر:
١- التعرف على مفهوم الكراهية من الناحية اللغوية والشرعية والنفسية.
٢- بيان أسباب الكراهية.
٣- التعرف على نشأة الكراهية وتطورها في المجتمعات الغربية.
٤- إبراز خطورة ظاهرة الكراهية وأثرها على وحدة المجتمع والسلم المجتمعي.
٥- التعرف على دور الجهات والهيئات والمراكز والمؤسسات الإسلامية في مواجهة ظاهرة الكراهية.
٦- الإسهام في وضع بعض الاستراتيجات والبرامج لمواجهة ظاهرة الكراهية.

محاور المؤتمر:
المحور الأول : مفهوم الكراهية في الغرب ونشأتها وتطورها

الموضوعات :
١- مفهوم الكراهية من الناحية اللغوية والشرعية والنفسية.
٢- الفرق بين الكراهية والبغض والكراهية والعنصرية.
3- نشأة ظاهرة الكراهية في الغرب وتطورها بعد أحداث ١١ سبتمبر.
4- ظاهرة الإسلاموفوبيا وعلاقتها بالكراهية.

المحور الثاني : أسباب الكراهية ومظاهرها وآثارها على المجتمعات :
الموضوعات:
١- أسباب الكراهية الثقافية ومظاهرها.
٢- أسباب الكراهية الإجتماعية ومظاهرها.
٣- أسباب الكراهية النفسية ومظاهرها.
4- آثار ظاهرة الكراهية على المجتمع ثقافيا.
5- آثار ظاهرة الكراهية على وحدة المجتمع وتماسكه.
6- آثار ظاهرة الكراهية على السلم والأمن المجتمعي.

المحور الثالث : جهود الجهات الحكومية والهيئات والمراكز الإسلامية والجامعات والمؤسسات التعليمية في مواجهة ظاهرة الكراهية.
الموضوعات:
١- جهود الجهات الحكومية في الدول الإسلامية وفي دول أمريكا اللاتينية والبحر الكاريبي في مواجهة ظاهرة الكراهية.
٢- جهود الهيئات والمراكز الإسلامية في مواجهة ظاهرة الكراهية.
٣- جهود الجامعات والمؤسسات التعليمية في مواجهة ظاهرة الكراهية.

المحور الرابع : وضع بعض الاستراتيجيات والبرامج لمواجهة ظاهرة الكراهية.
الموضوعات :
١- وضع بعض الاستراتيجيات من قبل الهيئات والمؤسسات والمراكز الإسلامية في دول أمريكا اللاتينية والبحر الكاريبي لمواجهة ظاهرة الكراهية.
٢- وضع بعض البرامج العلمية والعملية من قبل المؤسسات التعليمية والجامعات والمراكز الإسلامية لمواجهة ظاهرة الكراهية.
٣- عرض برامج السلم المجتمعي لدى المؤسسات الثقافية في دول أمريكا اللاتينية والبحر الكاريبي.

برنامج حفل افتتاح المؤتمر الدولي الخامس والثلاثين
لمسلمي أمريكا اللاتينية ودول البحر الكاريبي

حفل الافتتاح يوم الجمعة :
18 نوفمبر 2022 م الموافق 24 ربيع الآخر 1444ھ.

• وقت الافتتاح الساعة الثامنة مساء بتوقيت البرازيل.

• القرآن الكريم.

• النشيد الوطني البرازيلي والسعودي.

• عرض فيديو تعريفي بمركز الدعوة الإسلامية لأمريكا اللاتينية.

• عرض مرئي لرسالة المؤتمر.

• كلمة معالي الدكتور عبدالله معتوق المعتوق رئيس الهيئة الخيرية الإسلامية العالمية – الكويت.

• كلمة معالي الدكتور محمود الهباش قاضي قضاة فلسطين مستشار فخامة الرئيس الفلسطيني محمود عباس أبو مازن للشؤون الدينية والعلاقات الإسلامية ممثلا الوفود المشاركة.

• كلمة معالي الشيخ الدكتور صالح بن عبدالله بن حميد رئيس مجمع الفقه الإسلامي الدولي عضو هيئة كبار العلماء المستشار بالديوان الملكي إمام وخطيب الحرم المكي الشريف.

• كلمة الأديان المشاركة.

• كلمة القاضي عبدالرحمن شرقية ممثلا الدعاة المشاركين.
• كلمة الحكومة البرازيلية.

• كلمة سعادة سفير دولة فلسطين الأستاذ إبراهيم الزبن عميد السلك الدبلوماسي العربي في البرازيل.

• كلمة المرأة المسلمة.

• كلمة سعادة الدكتور محمد البشاري الأمين العام للمجلس العالمي للمجتمعات المسلمة أبوظبي – الإمارات العربية المتحدة.

• كلمة معالي رئيس الشؤون الدينية التركية الدكتور علي أرباش.

• كلمة الشيخ عواد بن سبتي العنزي وكيل وزارة الشؤون الإسلامية والدعوة والإرشاد بالمملكة العربية السعودية.

• كلمة الأستاذ أحمد بن علي الصيفي رئيس مركز الدعوة الإسلامية لأمريكا اللاتينية ورئيس المؤتمر.

برنامج المؤتمر

الجلسة الأولى :
• تاريخ الجلسة 19 نوفمبر 2022م الموافق 25 ربيع الآخر 1444ھ.
• وقت الجلسة : من الساعة 10:00 ص إلى الساعة 11:00 ص.
• رئيس الجلسة : معالي الدكتور قطب مصطفى سانو أمين عام مجمع الفقه الإسلامي الدولي
المحورالأول : مفهوم الكراهية في الغرب ونشأتها وتطورها.

الموضوعات :
1 – مفهوم الكراهية من الناحية اللغوية والشرعية والنفسية المتحدث الشيخ علي ديب الخطيب.
2 – الفرق بين الكراهية والبغض والكراهية والعنصرية المتحدث الداعية رودريغو رودريغز.
3 – نشأة ظاهرة الكراهية في الغرب وتطورها بعد أحداث ١١ سبتمبر المتحدث الدكتور خالد بارود.
5 – ظاهرة الإسلاموفوبيا وعلاقتها بالكراهية المتحدث الدكتور صلاح الدين الجعفراوي.
6 – ظاهرة الإسلاموفوبيا وعلاقتها بالكراهية أمريكا اللاتينية نموذجأ المتحدث الدكتور أحمد عبدو.
7 – مفهوم الكراهية في الغرب الإكوادور أنوذجا المتحدث الدكتور محمود أنيس.

الجلسة الثانية:
• تاريخ الجلسة 19 نوفمبر2022م الموافق 25 ربيع الآخر 1444ھ.
• وقت الجلسة: من الساعة 11:30 إلى الساعة 12:30.
• رئيس الجلسة : معالي الدكتور عبدالله معتوق المعتوق رئيس الهيئة الخيرية الإسلامية العالمية
• المحور الثاني : أسباب الكراهية ومظاهرها وآثارها على المجتمعات :

الموضوعات:
1 – أسباب الكراهية الثقافية والإجتماعية ومظاهرها وآثارها المتحدث القاضي ماهر خضير.
2 – أسباب الكراهية النفسية ومظاهرها كولومبيا أنموذجا المتحدث الشيخ عيسى غارسيا.
3 – أسباب الكراهية النفسية ومظاهرها البرازيل أنموذجا المتحدثة الدكتورة سلوى عميص .
4 – أسباب الكراهية الثقافية والإجتماعية فنزويلا أنموذجا المتحدث الأستاذ قاسم طيجن.
5 – آثار ظاهرة الكراهية على وحدة المجتمع وتماسكه المتحدث الشيخ أسامة الزاهد .
6 – آثار ظاهرة الكراهية على السلم والأمن المجتمعي المتحدث القاضي يونس عبدالرزاق عبر الفيديو.

القدس بين الرواية الصهيونية والحقيقة
يوم السبت 19 نوفمبر2022م الموافق 25 ربيع الآخر 1444ھ الساعة 16:00 م.
1 – رئيس الجلسة الدكتور أحمد علي الصيفي.
2 – المتحدث معالي الدكتور محمود صدقي الهباش.
3 – الأستاذ وليد رباح.

الجلسة الثالثة :
تاريخ الجلسة : 19 نوفمبر2022م الموافق 25 ربيع الآخر 1444ھ.
• موعد الجلسة : الساعة 18:30 م إلى الساعة 19:30 م.
• عنوان الجلسة : مظاهر تيارات التعصب الديني ووسائل مواجهتها.
• رئيس الجلسة : الدكتور جهاد سمور رئيس مؤسسة الحقوقين المسلمين – أناجي.

1 – الموضوع : أهمية الآليات المؤسساتية والحوكمة في مكافحة التعصب الديني المتحدث المحامي عمر صالح.
2 – الموضوع : نظام التعاون بين الكيانات الإسلامية لمكافحة خطاب الكراهية المتحدثة الدكتورة قمر الراعي.
3 – الموضوع : محاربة التعصب الديني والعنصرية الدينية وضمان حقوق الإنسان الأساسية المتحدثة المحامية كازيا بهايتو.

الجلسة الرابعة:
• تاريخ الجلسة 20 نوفمبر2022م الموافق 26 ربيع الآخر 1444ھ.
• وقت الجلسة من الساعة 09:30 ص حتى الساعة 10:30 ص.
• رئيس الجلسة: فضيلة الشيخ عواد بن سبتي العنزي وكيل وزارة الشؤون الإسلامية والدعوة والإرشاد بالمملكة العربية السعودية.
• المحور الثالث : جهود الجهات الحكومية والهيئات والمراكز الإسلامية والجامعات والمؤسسات التعليمية في مواجهة ظاهرة الكراهية.

الموضوعات:
1 – جهود الجهات الحكومية في الدول الإسلامية في مواجهة ظاهرة الكراهية المملكة العربية السعودية وتركيا نموذجا المتحدث الدكتور حسان موسى.
2 – جهود إتحاد المؤسسات الإسلامية « فامبراس» في مواجهة ظاهرة الكراهية المتحدث الدكتور علي حسين الزغبي.
3 – جهود الهيئات والمراكز الإسلامية في مواجهة ظاهرة الكراهية المتحدث الدكتور عبدالحميد متولي.
4 – جهود الجامعات والمؤسسات التعليمية في مواجهة ظاهرة الكراهية المتحدث الدكتور محمد القاسم الرهيدي.
5 – جهود الجهات الإعلامية في مواجهة ظاهرة الكراهية المتحدث الدكتور محمد زاهد غول
6 – جهود المجلس العالمي للمجتمعات المسلمة في مواجهة ظاهرة الكراهية المتحدث الأمين عام للمجلس الدكتور محمد البشاري.

الجلسة الخامسة :
• تاريخ الجلسة 20 نوفمبر2022م الموافق 26 ربيع الآخر 1444ھ.
• وقت الجلسة: من الساعة 11:30 ص حتى الساعة 12:30 ص.
• رئيس الجلسة : معالي الدكتور محمود صدقي الهباش قاضي قضاة فلسطين مستشار فخامة الرئيس الفلسطيني محمود عباس – أبو مازن – للشؤون الدينية والعلاقات الاسلامية.
المحور الرابع : وضع بعض الاستراتيجيات والبرامج لمواجهة ظاهرة الكراهية.

الموضوعات:
1 – وضع بعض الاستراتيجيات من قبل الهيئات والمؤسسات والمراكز الإسلامية في دول أمريكا اللاتينية والبحر الكاريبي لمواجهة ظاهرة الكراهية المتحدث الشيخ محمد البقاعي.
2 – وضع بعض الاستراتيجيات من قبل الهيئات والمؤسسات والمراكز الإسلامية في دول العالم المتحدث القاضي محمد صالح.
3 – وضع بعض البرامج العلمية والعملية من قبل المؤسسات التعليمية والجامعات والمراكز الإسلامية لمواجهة ظاهرة الكراهية المتحدث الدكتور فيصل إسماعيل بالبرتغالية.
4 – أهمية العمل التطوعي من قبل المؤسسات والهيئات في مواجهة ظاهرة الكراهية المتحدث الأستاذ لامع صميلي بالبرتغالية.
5 – أهمية الاستراتيجيات التي وضعهتا جمهورية مصر العربية في مواجهة ظاهرة الكراهية المتحدث الدكتور أسامة الأزهري.
6 – أهمية الاستراتيجيات التي وضعهتا الجامعة الإسلامية بأمريكا اللاتينية في مواجهة ظاهرة الكراهية المتحدث الدكتور حمادة غازي.

الجلسة الختامية

تاريخ الجلسة 20 نوفمبر2022م الموافق 26 ربيع الآخر 1444ھ.
وقت الجلسة: الساعة الواحدة ظهرا.

1 – القرآن الكريم .
2 – قراءة التوصيات.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA da 35ª edição do Congresso Internacional Para os Muçulmanos da América Latina & Caribe, clique na imagem.

cdial.org programacao 1